Últimas Notícias

Tocantínia promove formação continuada para professores que atuam na educação indígena

Por Zacarias Martins

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Farol do Saber realiza a partir desta terça-feira, 28 de setembro até o dia 1º de outubro, mais uma formação continuada de professores da Rede Municipal de Educação, voltada, especialmente, para o ensino indígena  da comunidade Xerente. A formação acontece no auditório do Colégio Batista de Tocantínia.

Neste primeiro dia da formação, a professora Judite Elizabeth de Freitas Dall’Agnol,  abordará  o tema “Trabalhando a BNCC na Educação Infantil alinhada ao contexto da cultura indígena Akwê/Xerente” Judite Elisabeth possui Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, e é Especialista Educacional em Métodos  e Técnicas de Ensino e em Gestão escolar.

Com  Licenciatura em geografia e pedagogia Especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia e EAD, Mestranda em Ciências da Educação, a professora  Alessandra Nunes Escobar Oliveira, participa dessa formação na quarta-feira, dia 29, abordando o tema: “Planejamento na Educação Infantil Indígena  Akwê/Xerente.

Na quinta-feira (30), acontece uma Oficina de confecção de brinquedos não estruturados, preservando os saberes da cultura indígena Akwê/Xerente, cujo oficineiro será o professor Armando Sõpre Xerente, Ele possui Licenciatura em Educação Intercultural e é Mestre em teoria em análise linguística.

Finalizando as atividades dessa formação, na sexta-feira, dia 1º, o tema abordado será Protocolos de biossegurança, com a professora Aldizia Carneiro de Araújo. Ela é graduada em História e Pedagogia, com especialização em Gestão Educacional, Tecnologias na Educação r Metodologias de Ensino, além de ser Mestre em educação.

Educação de qualidade

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que essa formação de professores é mais uma forma de garantir uma Educação de qualidade para todos em Tocantínia, incluindo, também, a comunidade indígena  Xerente, atendendo assim, a uma determinação do prefeito Manoel Silvino que não tem medido esforços para buscar mecanismos que possibilitem aos professores da Rede Municipal de Educação fortalecer seus conhecimentos, habilidades e competências, com práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, bem como, resgatando costumes regionais.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Josué Gomes é bem recebido no PSD de Eduardo Fortes e coloca o seu nome como pré-candidato a vereador

Por: Zacarias Martins Tendo o aval do deputado estadual Eduardo Fortes, o PSD de Gurupi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *