Por Zacarias Martins
Pela Editora Veloso, de Gurupi, já está disponível o livro “Em busca do Pequi Dourado”. Trata-se de uma obra dramatúrgica que nasceu a partir de uma criação de espetáculo pelo Grupo Motirõ de Teatro, em Gurupi, tendo sido contemplada por Edital de Literatura lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Lei Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura.
Montagem suspensa
A proponente do projeto, a atriz Letticia Japiassú, explica que o espetáculo teve sua montagem suspensa devido a pandemia, e foi nesse período de pausa que surgiu o projeto que foi aprovado pela Lei de apoio à cultura Aldir Blanc, de uma peça autoral do grupo para um livro físico de literatura infanto-juvenil.
Comicidade
A obra apresenta a comicidade popular em um contexto cultural de um Tocantins estilo regionalista e de faroeste, de drama e comédia, com mocinhos e vilões, em retrato de oprimidos e opressores que vivem em um cenário de seca em pleno cerrado do Jalapão. E que, somente encontrando o fruto do pequi, poderão trazer chuva e prosperidade para região da imaginária Capim Dourado City.
Distribuição
Letticia Jápiassú informa que grande parte do livro publicado está sendo doada s às bibliotecas de escolas da Rede Estadual de Educação, demais Instituições públicas e comunitárias, de forma a contemplar alunos, jovens e artistas com uma obra de autoria regional. Já uma pequena parte disponível, foi colocada à venda como meio de propagar a obra para outros grupos de montagem e de apoio e manutenção ao Grupo Motirõ que estiveram na produção da dramaturgia.
Criação coletiva
“Buscamos trazer uma composição singular e criativa, que pudesse unir a peça com o Lettering (arte de desenhar letras) e as ilustrações. Tudo criado pelos integrantes do nosso grupo”, destaca Lettícia Japiassú.
Elenco
No elenco do espetáculo teatral “Em busca do Pequi Dourado” estão Fernando França (diretor e dramaturgo) e os atores Adriana Mendonça (Madame Serra Machado), Leonardo Santos (Xerife), Raimundo Oliveira (Beto Chambari), Romário Cosme (Colombiano), Letticia Jápiassú (Caliandra) e Thaynara Oliveira (Chuveiro Sempre Viva). Guilherme Vieira assina a sonoplastia do espetáculo.