Últimas Notícias

Espetáculo teatral “Em busca do Pequi Dourado” é transformado em livro

Por Zacarias Martins

Pela Editora Veloso, de Gurupi, já está disponível o livro “Em busca do Pequi Dourado”. Trata-se de  uma obra dramatúrgica que nasceu a partir de uma criação de espetáculo pelo Grupo Motirõ de Teatro, em Gurupi, tendo sido contemplada por Edital de Literatura lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Lei Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura.

Montagem suspensa

A proponente do projeto, a atriz Letticia Japiassú, explica que o   espetáculo teve sua montagem suspensa devido a pandemia, e foi nesse período de pausa que surgiu o projeto que foi aprovado pela Lei de apoio à cultura Aldir Blanc, de uma peça autoral do grupo para um livro físico de literatura infanto-juvenil.

Comicidade

A obra apresenta a comicidade popular em um contexto cultural de um Tocantins estilo regionalista e de faroeste, de drama e comédia, com mocinhos e vilões, em retrato de oprimidos e opressores que vivem em um cenário de seca em pleno cerrado do Jalapão. E que, somente encontrando o fruto do pequi, poderão trazer chuva e prosperidade para região da imaginária Capim Dourado City.

Distribuição

Letticia Jápiassú  informa que  grande parte do livro publicado está sendo doada  s às  bibliotecas de escolas da Rede Estadual de Educação,  demais  Instituições públicas e comunitárias,   de forma a contemplar alunos, jovens e artistas com uma obra de autoria regional. Já uma pequena parte disponível, foi colocada à venda como meio de propagar a obra para outros grupos de montagem e de apoio e manutenção ao Grupo Motirõ que estiveram na produção da dramaturgia.

Criação coletiva

“Buscamos trazer uma composição singular e criativa, que pudesse unir a peça com o Lettering (arte de desenhar letras) e as ilustrações. Tudo criado pelos integrantes do nosso grupo”, destaca Lettícia Japiassú.

Elenco

No elenco do espetáculo teatral “Em busca do Pequi Dourado” estão Fernando França (diretor e dramaturgo) e os atores Adriana Mendonça (Madame Serra Machado), Leonardo Santos (Xerife), Raimundo Oliveira  (Beto Chambari), Romário Cosme  (Colombiano), Letticia Jápiassú  (Caliandra) e Thaynara Oliveira (Chuveiro Sempre Viva). Guilherme Vieira assina a sonoplastia do espetáculo.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Raiza Guimarães confirma sua pré-candidatura a vereadora pelo PDT de Lagoa da Confusão

Destacando sua experiência no legislativo enquanto vereadora nos anos de 2012 onde foi eleita a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *