Últimas Notícias

Das artes cênicas ao cinema, Nival Correia é destaque no Cena Protagonista desta quarta-feira, 12

Com uma carreira artística que passeia pelas artes cênicas, quadrilhas juninas, produção cultural e audiovisual, Nival Correia conta um pouco da sua trajetória nesta quarta-feira, 12, no Programa Cena Protagonista. Apresentado pela atriz e produtora cultural Bell Gama, da Cia Cenaberta de Teatro, a exibição acontece às 21 horas, nas redes sociais (Youtube e Facebook) da Cia Cenaberta.

Ator, diretor, produtor cultural, cineasta, formado em Geografia, Nival nasceu em Passagem Franca (MA). Chegou ao Tocantins em 1992, aos 19 anos, trabalhou por vários anos como gerente de posto de saúde e, embora o teatro não fosse uma vocação, criou, na unidade de saúde onde trabalhava, o espetáculo Fermento na Massa, que tratava da saúde em comunidade. Teve sua primeira experiência com quadrilha junina, em 1996, quando foi convidado pela quadrilha Caipiras do Borocoxó para inserir o teatro na quadrilha junina. Participou da Companhia Raízes de Teatro Amador entre os anos de 1994 a 1996 e, em 1999, recebeu o convite do ator Cícero Belém para participar da Cia Chama Viva, fato que o fez abandonar o trabalho na saúde para se dedicar somente ao teatro, começando então sua carreira profissional.

Cinema

No cinema, Nival Correia atuou em Xingu (Cao Hamburger), na produção espanhola Descalço sobre a Terra vermelha, sobre vida de Dom Pedro Casaldáliga, e das tocantinenses Um Lagarto a caminho do Bonfim, de Hélio Brito; Tempos Difíceis e Som de lá, de Caio Brettas. Hoje, presta consultoria para quadrilhas juninas, dirige trabalho no campo das artes cênicas como o espetáculo “Zé” de A Barraca Cia de Artes, e é sócio proprietário da produtora Spatium Arte e Cultura. É também diretor da série “O Boneco de Barra e o Rei”, gravado no Tocantins no ano de 2017 e transmitida pelos canais da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), por meio da Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas (Chamada Pública BRDE/FSA Prodav), dentre outras produções audiovisuais.

Cena Protagonista

Este é o 4º programa da temporada, que já entrevistou o poeta Osmar Casagrande, o mestre de cultura popular Wertemberg Nunes e o escritor Josafá Miranda. O Cena Protagonista vai ao ar toda quarta-feira, às 21 horas, nas redes sociais da Cia Cenaberta. O bate-papo envolvente e repleto de muita densidade artística de cerca de uma hora, a atriz entrevista personalidades do meio artístico, como escritores, atores, cineastas e músicos.

O programa é produzido e apresentado pela atriz Bell Gama, com a direção do ator e diretor Kaká Nogueira, e colaboração de Bruno Barbosa e Fernanda Barbosa. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Apresentadora

Bell Gama é atriz e produtora cultural, sócia-fundadora da Cia. Cenaberta.  No teatro, dirigiu leituras dramáticas para o Sesc-TO, como: Escola de Mulheres – Molière – (2007) e A História é uma Istória – Millor Fernandes (2014). Atuou em vários espetáculos, entre eles: Tupy or not tupi (2002-2004; Paixão de Cristo (2003-2004); O musical: O Resgate de Roseline Brow (2007); Dias Difíceis (2012-2016); ; L!ngua preZa (2016); O Antiquário Frankl (2019-2021); e De Caso com a Solidão (em montagem) Realizou a Produção executiva e Assistência de direção da Comédia  Drácula.

No cinema atuou nos curtas: Cheque ou Mate (2008); Tempos Difíceis (2010); O Som de Lá (2012); e, Edital Cultural (2016). Também atuou nos longas: O Nome da Morte (2018); O Pastor e o Guerrilheiro (2020) e das séries: Para TV Brasil – O Boneco de Barro e o Rei (2018); e Para Netflix – O Escolhido, segunda temporada (2019). Bell Gama é também arte-educadora e coordenadora pedagógica do Projeto Poquelin – Formação inicial para o teatro, promovido pelo grupo teatral da qual é integrante. Desde 2002, tem a personagem “Raymunda” que faz esquetes do cotidiano.

Ficha técnica:

Produção / Apresentação: Bell Gama

Coprodução: Cia. Cenaberta

Direção: Kaká Nogueira

Ascom: Cinthia Abreu

Redes Sociais: Fernanda Barbosa

Edição: MZN / Cena Filmes / Bruno Barbosa

Música de Vinheta: Ivan Lins, interpretada por Mônica Soares

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=ZkzZu-6gpDI

Sobre Iran Franca

Veja Também

Josué Gomes é bem recebido no PSD de Eduardo Fortes e coloca o seu nome como pré-candidato a vereador

Por: Zacarias Martins Tendo o aval do deputado estadual Eduardo Fortes, o PSD de Gurupi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *