Por Ribamar Souza
Natural de Belém do Pará, mas residindo no estado do Tocantins desde 1983, o poeta e jornalista Zacarias Martins, autor de sete livros publicados e com participação em mais de 60 antologias literárias pelo país afora, é um dos autores que figuram com destaque no “VII Anuário da Poesia Paraense”, publicado pela Arca Editora.
A obra foi organizada pelo festejado escritor Airton Souza, de Marabá (PA), e conta com a participação especial de 105 poetas que residem no Pará ou mesmo aqueles que nasceram naquele Estado, mas que se encontram radicados em outros localidades do país, como é o caso de Zacarias Martins que ao longo dos anos, também se transformou numa das principais referências da literatura no Tocantins, sendo membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras.
O poeta está inserido nessa importante obra com os poemas “A Procura” e ”Prisioneiro do fumo”. Ele disse que se sente muito honrado por participar dessa iniciativa, principalmente, pela oportunidade de figurar ao lado de grandes expressões da poesia paraense contemporânea.
Para Zacarias Martins, a sua participação no “VII Anuário da Poesia Paraense”, lhe propicia um reencontro salutar com suas raízes culturais e, ao mesmo tempo, uma experiência gratificante para a sua carreira literária, especialmente porque o aproxima de seus conterrâneos e irmãos de letras.
Sobre o organizador da obra
Airton Souza é poeta e professor. Nasceu em Marabá (PA). Já publicou mais de 40 livros e participou de mais de 90 antologias literárias. Venceu diversos prêmios literários, entre eles, o Prêmio Proex de Literatura, Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2013, Prêmio de Literatura da UFES. Só para citar alguns. É Doutorando em Comunicação, Cultura e Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Possui poemas traduzidos para o Espanhol, Inglês e Alemão.