Por Zacarias Martins
Na sexta-feira (18), em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação em Tocantínia aconteceu a entrega do Caderno de Avaliação do Sistema de Avaliação do Ensino Remoto – SAER, tendo por objetivo realizar um diagnóstico com todos os alunos da rede municipal para avaliar os resultados do processo de ensino e aprendizagem com o desenvolvimento das aulas remotas.
O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, explicou que a iniciativa também serviu para analisar os aspectos quantitativos e qualitativos como reza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, bem como, identificar o nível de aprendizagem dos alunos e detectar os impactos do ensino e aprendizagem remoto, além de constatar as possíveis lacunas na aprendizagem dos alunos .
“O diagnóstico tem o propósito de dar base para o planejamento das aulas no segundo semestre sejam elas remotas ou em sistema híbrido de forma que sejam feitas as intervenções pedagógicas para recuperar ou revisar conteúdos não desenvolvidos de forma satisfatória nos diversos componentes curriculares”, afirmou o secretário André Goveia.
Outra finalidade desse Sistema de Avaliação do Ensino Remoto, conforme explicou o secretário André Goveia, é que ele ainda serve de parâmetro para a realização de formação continuada dos professores e equipes pedagógicas, bem como, para demandar os investimentos em infraestrutura e equipamentos e suplementos didáticos pertinentes.