Por Leontina Martins
A pandemia do novo coronavírus trouxe um grande desafio aos professores da Rede Municipal de Educação de Tocantínia que tiveram que se adaptar junto às ferramentas tecnológicas para melhor auxiliar os alunos durante o ensino remoto, tendo-se sempre a preocupação de garantir a qualidade da Educação pública.
O professor André Goveia, titular Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (SEMED), informou que a Administração Municipal está atenta a essa realidade, por isso, ao longo desse período de pandemia, tem viabilizado um leque de cursos estratégicos que fazem parte da formação continuada dos professores do município.
André Goveia afirmou que 2020 não foi um ano fácil, pois a Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais que levou à mudança no formato de atendimento, trouxeram desafios extras para a Educação, especialmente para os alunos mais vulneráveis.
“Como forma de garantir uma Educação de qualidade para todos em Tocantínia, a SEMED tem estimulado a participação dos professores das nossas escolas municipais nas diversas etapas da formação continuada, buscando fortalecer seus conhecimentos, habilidades e competências digitais e presenciais com práticas inovadoras de ensino e aprendizagem para ambientes virtuais, de ensino híbrido e volta às aulas”, explicou Goveia.
Na terça-feira (23), por exemplo, os professores da Rede Municipal de Educação de Tocantínia participaram, via Plataforma Google Meet, da Maratona de Minicursos de Teatro Online, numa parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Outros cursos que os professores de Tocantínia também participaram foram o de Teatro Popular, com Mônica Raiane, Musicalização e Cantigas Populares, com Bianca Melo e Luan Crispim, além de Jogos Teatrais, com Juliana Maia e Vinícius de Oliveira, do curso de Licenciatura em Teatro da UFT.