Últimas Notícias

Educação Municipal de Tocantínia inova ainda mais com as Tecnologias Digitais de Comunicação

Por Zacarias Martins

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe alguns desafios para os professores da Rede Municipal de Ensino de Tocantínia que foram  desafiados a inovar na metodologia de ensino e aprofundar os estudos de como inserir as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação – TDIC’s – no seu planejamento e na elaboração das atividades remotas.


Visando aprofundar os estudos acerca do uso das Tecnologias na Educação, a Rede Municipal de Educação de Tocantínia tem investido em formação continuada para os docentes da rede em parceria com instituições que ministraram, no início do ano letivo de 2021 uma formação focada nesta área.

Ao longo deste ano  de 2021, os docentes estão elaborando vídeo-aulas para atender as demandas e tirar dúvidas dos alunos na resolução dos Blocos de Atividades Remotas enviadas quinzenalmente para às famílias.

As vídeo-aulas são gravadas com recursos diferenciados e disponibilizadas em canais do Youtube e no grupo de WhatsApp das turmas, para facilitar o acesso dos pais e alunos ao conteúdo proposto.

Para auxiliar ainda mais na propagação dessa ação,  o professor Adriano Miranda, da disciplina de Matemática no 5º Ano na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz realiza a divulgação das vídeo-aulas na capa do Bloco de Atividade Remota. O professor utiliza duas maneiras para divulgação: um link da vídeo-aula que pode ser acessada no computador, além de utilizar  QR Code  a partir do Bloco 7.

Segundo o professor, a divulgação das vídeo-aulas por meio do QR Code vai facilitar que os pais e alunos tenham acesso às aulas propostas por bloco de atividade de maneira mais rápida, sem precisar ficar digitando links nos navegadores web, além de possibilitar a mobilidade tecnológica, visto que os alunos podem acompanhar as vídeo-aulas na “palma de suas mãos”, através dos dispositivos móveis.

O secretário municipal de Educação de Tocantínia, André Gouveia, conhecendo da ação executada pelo professor Adriano Miranda, já estuda uma formação local com as demais Unidades Escolares, para que seja implementada em toda a Rede Municipal de Educação.

Segundo o professor André, a educação precisa se inovar a cada dia, ressaltando que  ações como estas, de divulgar as vídeo-aulas por meio do QR Code possibilita um acesso rápido e prático dos professores  e que pode ser feito pelo próprio aluno.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Município de Tocantínia celebra  termo de cooperação técnica com Lajeado

Por Zacarias Martins A Prefeitura de Tocantínia, por meio da   Secretaria Municipal de Assistência Social, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *