Por Zacarias Martins
A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, promoveu nesta quinta-feira, de forma virtual, uma oficina teórico-prática sobre a implantação do QR Code nas atividades remotas na educação municipal.
O ministrante da oficina foi o professor Adriano Pereira de Miranda, que é graduado em Pedagogia e Matemática, além de especialista em práticas pedagógicas na educação infantil e ensino fundamental, bem como, em metodologia para Educação à distância e gestão escolar.
O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, explicou que o objetivo principal dessa iniciativa foi o de modernizar os cadernos de atividades das aulas remotas por meio do QR Code, facilitando aos alunos baixar no celular as vídeo aulas referentes a cada bloco de atividades que contará com essa ferramenta na capa. Esses cadernos serão entregues dia 04/06 (sexta-feira).
Sobre o QR Code
O QR Code é um código de barras, ou barrametrico, bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas.
Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.