Últimas Notícias

Tocantinópolis vai ganhar um dia especial para comemorar as potencialidades do babaçu

Por Zacarias  Martins

Está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal de Tocantinópolis, o Projeto de Lei de autoria do vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes (PTB), que institui o Dia Municipal do Babaçu, a ser comemorado anualmente na data de 25 de julho.

O parlamentar justifica  essa iniciativa, argumentando que o babaçu, é uma espécie de palmeira multifuncional, que proporciona alimento de seus frutos, produção de moradias através do tronco das árvores e a mais conhecida, a extração das sementes oleaginosas, resulta em um óleo muito utilizado empesquisas científicas e na fabricação de cosméticos.

“Além disso, a palmeira do babaçu é típica da  região de Tocantinópolis, município  que conta com uma empresa pioneira no Tocantins, a Tobasa Bioindustrial,   que  ainda  coloca em prática  um projeto de geração de energia elétrica por meio do aproveitamento do babaçu”, destacou o vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes.

A Tobasa é uma empresa sediada em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e o aproveitamento integral do coco de babaçu. A empresa ainda gera economia circular e soluções sustentáveis para diversos setores da indústria.

“Por tudo isso e muito mais, vejo a importância de instituirmos no Calendário Oficial do Município de Tocantinópolis,  o Dia  Municipal do Babaçu”, finalizou o vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Alunos de Tocantinópolis lançam antologia poética neste sábado, dia 21

Por Zacarias Martins O Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *