Por Rodrigo Martins
Numa iniciativa do Comitê de Cultura no Tocantins, em parceria com o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA), de Araguaína, o poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins realizou uma roda de conversa no auditório do Colégio Estadual Dom Orione, em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, na manhã desta sexta-feira, 25.
Sobre o autor
Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário. Integrante do Comitê de Cultura no Tocantins, o autor também é membro fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), seccional do Tocantins. Já publicou seis livros de poesias, um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi, e, mais recentemente, publicou o seu primeiro livro para o público infantil.
Satisfação indescritível
A professora de Língua Portuguesa e idealizadora da pesquisa Literatura Tocantinense na Educação Básica, Marynalva Abreu, lembrou que há alguns anos vinha articulando a vinda de Zacarias Martins para apresentar seu trabalho aos estudantes do Colégio Estadual Dom Orione. No entanto, somente agora, a presença do ilustre escritor foi possível naquela unidade escolar.
“A satisfação que sinto é indescritível; como agente de leitura e defensora da literatura tocantinense, é um privilégio poder trazer um autor tão renomado para perto dos nossos jovens”, afirmou a professora, destacando que a roda de conversa com Zacarias Martins não apenas capturou a atenção dos estudantes, mas também ressaltou a importância da leitura literária para o desenvolvimento pessoal e acadêmico deles.
“Essa experiência é um passo significativo na valorização da literatura tocantinense”, comemorou a professora.
Experiência enriquecedora
Para Eriane, professora de Língua Portuguesa e Eletiva, a roda de conversa com o poeta Zacarias Martins foi um momento ímpar. “Seu tom humorístico e a riqueza de curiosidades expostas no momento fizeram com que fosse uma experiência descontraída e enriquecedora”, afirmou.
Enfrentando desafios
Já Gabrielly Carvalho de Sousa, estudante da 1ª série do Ensino Médio, agradeceu ao poeta por compartilhar informações sobre suas obras, especialmente, no momento, quando ressaltou como a leitura pode ser uma solução para diversos problemas, auxiliando a enfrentar desafios.
Também chamou a atenção da estudante quando Zacarias falou sobre a importância da leitura e a necessidade de cautela em relação às fake News, além de como a leitura de um bom livro pode transformar vidas.
“Aprendi que devemos nos apegar a aquilo que realmente enriquece nossas experiências. Expresso minha sincera gratidão pela palestra oferecida”, declarou a estudante.
O poeta também aproveitou para conhecer alguns pontos turísticos da cidade.
Talento literário
Estudante da 1ª série do Ensino Médio e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Tocantinense na Educação Básica, Sarah Letícia Armando da Silva, comemorou a roda de conversa realizada por Zacarias Martins, garantindo ter sido coroada de grande sucesso e gerando um impacto positivo entre todos os participantes.
“O autor se destacou não apenas por seu talento literário, mas, também, por seu humor contagiante. Suas falas divertidas e cativantes empolgaram os alunos, tornando a conversa ainda mais envolvente. Sem dúvida, essa experiência inspiradora deixou não só a mim, mas a todos, ansiosos para explorar mais da literatura tocantinense “, comentou Sarah Letícia
Sobre o Comitê de Cultura
O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e de uma equipe gestora, o órgão que integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudesge, bem como, em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.