Breaking News

Comitê de Cultura no Tocantins promove Seminário de Políticas Culturais em Tocantinópolis

Por Rodrigo Martins

Nos dias 21 e 22 de novembro, a cidade de Tocantinópolis, localizada no extremo norte do Tocantins, será palco do 3º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins. A iniciativa é coordenada pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC). O evento visa apresentar o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) à comunidade local e região, dar voz à sociedade, fortalecer o debate sobre as políticas públicas de Cultura e a cooperação federativa por meio do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

George Henrique, Coordenador Regional Norte do Comitê de Cultura no Tocantins e Diretor Regional Norte da FETAC, destacou a relevância desse encontro: “É uma oportunidade única de fomentar o diálogo entre a sociedade e o poder público. A presença do Comitê aqui é um marco para os agentes culturais e gestores locais. Queremos fortalecer as políticas culturais e qualificar os gestores para que a cultura alcance todas as cidades e comunidades do Tocantins.”

A FETAC, que lidera o Comitê de Cultura no Tocantins, atua em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) por meio de um termo de colaboração de 24 meses, firmado com o objetivo de desenvolver o PNCC em todo o estado. Esse trabalho conta com a coordenação regional da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), instituições comprometidas com o desenvolvimento cultural local.

O evento em Tocantinópolis conta com a parceria da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e faz parte de uma série de seminários que têm proporcionado encontros valiosos entre o MinC e representantes culturais locais. Ao longo dos últimos meses, a comitiva do Comitê de Cultura no Tocantins percorreu outras regiões do estado, passando por Gurupi, no Sul, e por Dianópolis, no Sudeste.

Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas, sob a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e uma equipe gestora, o comitê faz parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e conta com representações regionais: uma em Gurupi, que cobre as regiões sul e sudeste do estado, e outra em Araguaína, responsável pela atuação no norte do Tocantins.

About Iran Franca

Check Also

Prefeito eleito Eduardo Siqueira apresenta projetos prioritários para Palmas ao Ministro Alexandre Padilha

Ainda no início da noite desta quarta-feira, 13, o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *