Por Zacarias Martins
Em Tocantínia, a Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, realizou, nesta sexta-feira, dia 15, a Culminância do projeto Bullying não tem graça, com o objetivo de conscientizar os alunos a importância de não se praticar bullying na escola e nem fora dela.
Cada turma de alunos desenvolveu várias atividades, como gravações de vídeos e confecções de cartazes. Nesta culminância, por exemplo, a turma do 5° ano realizou uma dramatização com o tema: Bullying não é legal.
Como parte da movimentada programação na escola, aconteceram palestras com a conselheira do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Ragleide Alves da Silva Souza e, também, c om a psicóloga Camila Magalhães, com abordagens lúdica e bem fundamentada do assunto em tela.
A diretora Jucilene Martins Louzeira ressaltou a importância de a escola trabalhar essa temática.
“Se não receber a atenção adequada, uma criança que pratica bullying pode desenvolver comportamentos antissociais e agressivos até a vida adulta. Já a vítima pode desenvolver problemas de autoestima, fobias, depressão, ansiedade, exclusão social, e em alguns casos pode até cometer suicídio. Por isso estamos todos empenhados em manter longe da vida das nossas crianças de Tocantínia, especialmente, do ambiente escolar, as práticas nocivas do bullying”, asseverou a diretora.