Últimas Notícias

Academia Palmense de Letras elege nova diretoria

A Academia Palmense de Letras – APL elegeu nesta segunda-feira (09) a sua nova Diretoria Executiva, que representará a entidade pelo próximo triênio (2025/2027). Foi eleita a chapa “APL Participativa”, que tem como presidente o escritor Orion Milhomem, como vice-presidente o escritor Múcio Breckenfeld, como tesoureira a escritora Francisquinha Laranjeira e como secretária a escritora Luciana Aglantzakis. A chapa eleita foi a única inscrita no pleito, pois é tradição da academia eleger a sua diretoria de maneira consensual entre os membros.

Segundo o presidente eleito, Orion Milhomem, a nova gestão pretende ampliar a visibilidade institucional da APL e valorizar os escritores palmenses. “Faremos gestão para que suas obras sejam adquiridas pelo poder público para prover as escolas e bibliotecas públicas, bem como exigidas nos vestibulares de nossas universidades”, afirmou. A nova diretoria também pretende realizar concursos e saraus literários, fomentando a participação de estudantes e jovens escritores, além de promover palestras literárias nas escolas.

A eleição ocorreu das 9h às 17h de forma virtual (através de um link de votação). Foram 22 acadêmicos votantes e a chapa recebeu 100% dos votos. Todo o processo eleitoral foi conduzido pela Comissão Eleitoral formada pelos acadêmicos Dídimo Heleno Póvoa Aires, Luís Otávio de Queiroz Fraz e Márcio Gonçalves Moreira.

A nova diretoria tomará posse formalmente no dia 12 de dezembro e, posteriormente, organizará a solenidade de posse aberta ao público, em data a ser programada.

Quem são os eleitos?

Orion Milhomem Ribeiro é poeta, escritor e palestrante. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Público. É autor dos livros Essência Poética (Editora Diplomata, 2007), Em Ritmo de Amor & Poesia (Editora Dialética, 2022) e No Embalo do Coração (Editora Dialética, 2024). Tem participação nas antologias poéticas Sarau Brasil 2016 e 2017 (Concurso Nacional Novos Poetas). Venceu o 1º Concurso de Poesias e Contos Dalva Lucas Kertesz, com o poema “Teus Olhos”. É membro da APL, cadeira 25, cujo patrono é Olavo Bilac. Já foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unitins, Oficial de Justiça, Secretário de Juventude e Esportes da capital e Vereador na Câmara Municipal de Palmas. Atualmente é Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Múcio José Breckenfeld Fernandes é médico, filósofo, advogado, poeta e escritor. É vice-presidente da Academia Tocantinense de Letras e fundador e idealizador da Academia Palmense de Letras. Escreveu Folhas de um vento espalhadoCaleidoscópio de Emoções, Poesia Peregrina e o Teatro de Múcio Breckenfeld, volume I. É membro efetivo da cadeira nº 01 da APL. Foi o primeiro presidente da APL (triênio 2002-2005).

Francisquinha Laranjeira Carvalho é historiadora mestre, pós-graduada em gestão de cidades e especialista em Conservação de Patrimônio Histórico e Cultural da América Latina. Escreveu as obras históricas: Fronteiras e Conquistas pelo Araguaia -século XIX; Nas Águas do Araguaia – a hibridez e a navegação pelo Araguaia; Taquaruçu. É autora de vários artigos, dentre eles: Rio Araguaia: o caminho dos sertões. Cientista cultural e apreciadora das artes e das práticas culturais. É membro efetivo da cadeira n⁰ 7 da APL. Foi presidente da entidade (triênio 2019-2022), sendo autora do projeto Terça Literária, que promoveu apresentações teatrais das obras dos escritores da APL.

Orion Milhomem é o novo presidente da Academia Palmense de Letras

Luciana Costa Aglantzakis é poetisa e escritora. É formada em direito, em comunicação social e também graduada em letras e português. Possui diversas pós-graduações em direito, além de mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é juíza estadual do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. É membro efetivo da cadeira nº 08 da APL. 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Ministério da Cultura promove II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins com foco na Política Nacional Aldir Blanc e Sistema Nacional de Cultura

Na próxima segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de agosto, o Ministério da Cultura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *