Por Rodrigo Martins
A Praça Céu, em Araguaína/TO, será o palco do 4º Seminário de Políticas Culturais, promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins, nos dias 12 e 13 de dezembro. Sob a coordenação da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) e execução do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), o evento terá sua abertura oficial às 19h do dia 12, dando início a uma programação diversificada que inclui apresentação do Comitê de Cultura, palestras, apresentações artísticas, rodas de conversa e oficinas.
Entre os destaques da programação, está a presença de Cícero Belém, Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Tocantins, que ministrará a palestra “Política Nacional do Sistema de Cultura e seus componentes”. A palestra abordará os principais aspectos e diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC), proporcionando um panorama atualizado e aprofundado sobre o tema para gestores e agentes culturais.
O seminário faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com o objetivo de promover a cooperação federativa e dar mais visibilidade à cultura como política pública. “Queremos criar um espaço para o diálogo entre a sociedade e o poder público, ajudando a qualificar gestores e a expandir o acesso à cultura em todas as comunidades do Tocantins”, destacou George Henrique, Coordenador Regional Norte do Comitê de Cultura no Tocantins e Diretor Regional Norte da FETAC.
A organização do seminário conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA). Essas instituições têm trabalhado juntas por meio de um termo de colaboração de dois anos firmado com o MinC, buscando implementar o PNCC em diferentes regiões do Estado.
“Esse evento faz parte de uma série de seminários que já percorreu várias cidades tocantinenses, promovendo encontros valiosos entre representantes locais e o Comitê de Cultura. Regiões como Gurupi, no sul do estado, e Dianópolis, no sudeste, já receberam iniciativas semelhantes, e agora é a vez de Araguaína reforçar sua importância no cenário cultural do Tocantins”, explicou Kaká Nogueira, presidente da FETAC.
COMITÊ DE CULTURA
O Comitê de Cultura no Tocantins, com sede em Palmas, conta com coordenação geral de Kaká Nogueira, Coordenação Executiva de Wanderson Ramos, Coordenação Metodológica de Luara Aquino, Coordenação de Comunicação de Bell Gama, além de dezenas de outros trabalhadores e representações regionais em Gurupi e Araguaína, que articulam as ações em suas respectivas áreas. O trabalho em Araguaína reforça o compromisso de expandir a atuação cultural no norte do estado.
Com uma programação rica e diversa, o seminário em Araguaína busca ser um marco para os agentes culturais locais, incentivando o debate e fortalecendo o cenário cultural no Tocantins.