Por Zacarias Martins
Buscando despertar o espírito democrático na classe estudantil, nesta terça-feira, 23, a Escola Municipal Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, promoveu a eleição para a nova diretoria do Grêmio Estudantil, nas turmas do Ensino Fundamental. Os alunos estavam empolgados durante esse processo eleitoral que durou o dia todo. Na oportunidade, duas chapas entraram na disputa: a Chapa 1, denominada de Força Estudantil e Chapa 2, com a denominação Destaque.
A novidade da eleição deste ano foi a adoção da votação eletrônica, onde os alunos votam na cabine utilizando-se o aplicativo que simula a urna eletrônica. O idealizador desse processo foi o professor Genivaldo Trindade, que baixou o aplicativo de votação, fazendo adaptações para a realidade desse momento.
O secretário de Educaçãodo município, professor André Goveia, destaca que a votação eletrônica com fins pedagógicos tem o objetivo de cultivar valores de participação, comunicação e democracia desde cedo entre os alunos.
Já a coordenadora desse processo eletivo, professora Maria de Jesus de Souza, explicou que os alunos passaram por um treinamento com o aplicativo para exercer sua cidadania na escolha de seus representantes.
Chapa vencedora
No final da eleição, após a apuração, constatou-se que os vencedores foram os integrantes da Chapa 02, que conquistaram 192 votos contra apenas 33 da chapa adversária.
Diretoria
A nova diretoria da chapa eleita do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Antônio Benvindo da Luz,ficou assim constituída:
Presidente: Isabella Xavier Alencar
Vice-presidente: Rebeca Carvalho Oliveira
Secretária Geral: Ana Luiza Pereira da Silva
Tesoureira: Helena Marinho Figueiredo
Diretor Social: Eva Maria Gomes de Amorim
Diretor de Esporte: Davi Antônio Lopes Gonçalves
Diretor de Cultura:Krattudi Brito Xerente
Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Isadora Guida Trindade.
Integrantes da Chapa vencedora