Últimas Notícias

Mostra Toca de Teatro coloca apresentações cênicas regionais em evidência

Por Zacarias Martins

Começa em Gurupi, nesta quarta-feira,  dia 6 e vai até a próxima sexta, dia 8, a 1ª Mostra Toca de Teatro. O   projeto dessa Mostra  foi contemplado por Edital da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Lei Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura. A Mostra terá a execução pelo Grupo Motirõ de Teatro, grupo coordenado em Gurupi  pelo ator e diretor teatral  Fernando França.

Em função da situação pandêmica e as necessidades sanitárias a realização do evento,  acontece  pelos moldes virtuais, sendo os espetáculos teatrais e oficinas transmitidas no canal do Youtube do Grupo Motirõ de Teatro, conforme linkhttps://www.youtube.com/channel/UC9tYqTByBNDGg_jhcie4YzA

A 1ª Mostra Toca de Teatro, em sua primeira edição, conta com a participação de seis espetáculos, sendo destes,  cinco selecionados por meio de edital e um convidado, além de duas oficinas de teatro, também convidadas. Toda a comunidade pode se inscrever e participar das oficinas de capacitação.

Como surgiu

O diretor Fernando França, proponente do projeto,  explica  que a Mostra surgiu de uma necessidade de contribuir e unir os grupos de teatro aqui do Tocantins, possibilitando aos grupos e  companhias de teatro do estado a apresentarem seus trabalhos e que foram interrompidos  devido a pandemia.

Ferramenta

“Além de ser um dispositivo de sustentabilidade para os grupos, a 1ª Mostra Toca de Teatro irá proporcionar um cachê justo aos espetáculos e oficineiros, ajudando assim nesse momento tão árduo que estamos vivendo. É,  sem dúvida, uma ferramenta importante para a transformação social e também para que as pessoas conheçam o primoroso trabalho artístico que desenvolvemos aqui no estado” , finalizou Fernando França.

Participantes

Em sua programação, estarão participando da 1ª Mostra Toca de Teatro, grupos teatrais  de todas as regiões do Tocantins, como o Grupo Artpalco de Araguaína, com o espetáculo “A Incrível Lenda do Capim Dourado”; TrupeAçu de Taquaruçu, com o espetáculo “As Charlatonas”; Agulha Cenas, de Palmas,  com o espetáculo “Tumbeiros”; Cia de Teatro UM Ponto DOIS,  de Palmas, com o espetáculo: “Histórias que eu vou contar”; Cia Poesia Encenada de Gurupi, com o espetáculo “Naufrágio” e Cia Cenaberta, de Palmas, com o espetáculo “Antiquário Frankl”.

Oficinas

A 1ª Mostra Toca de Teatro  contará, também, com  oficinas com os atores Tales Monteiro,  de Palmas,  e Cristiano Cabral,  de Gurupi.

As apresentações artísticas e também as oficinas são gratuitas e destinadas à comunidade de modo geral, podendo acessar e assistir de qualquer aparelhos, seja smartphone, smart Tv, computador ou tablet. É uma oportunidade de a comunidade consumir produtos artísticos oriundos do nosso estado e de nossa cultura. Toda a programação e informações podem ser conferidas nas redes sociais do Grupo Motirõ de Teatro e pelo site https://www.motiroteatro.com.br/mostra-toca-de-teatro 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Josué Gomes é bem recebido no PSD de Eduardo Fortes e coloca o seu nome como pré-candidato a vereador

Por: Zacarias Martins Tendo o aval do deputado estadual Eduardo Fortes, o PSD de Gurupi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *