Últimas Notícias

Hospital Dom Orione é o único no Tocantins incluído em nova portaria do SUS para procedimentos cardíacos

Referência em cardiologia intervencionista, o Hospital Dom Orione segue se destacando no cenário nacional. A instituição é a única do Tocantins habilitada no Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI), por via transfemoral, para tratamento da estenose aórtica grave em pacientes com contraindicação cirúrgica convencional. A inclusão do procedimento se deu meio de portaria do Ministério da Saúde, publicada no dia 09 de abril.

A estenose aórtica é uma doença que causa o estreitamento da abertura da válvula aórtica, obstruindo o fluxo de sangue. O tratamento convencional se dá por meio de uma cirurgia aberta. Graças a tecnologia utilizada no TAVI é possível realizar o procedimento de forma minimamente invasiva, diminuindo o tempo de internação e os riscos ao paciente.

O Hospital Dom Orione realiza o TAVI desde dezembro de 2022, mas o procedimento não estava incluso na tabela SUS. Com a Portaria GM/MS Nº 3.414/2024, ao todo 25 hospitais do país foram habilitados pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento em pacientes a partir dos 75 anos de idade. Na região Norte do Brasil, apenas três hospitais foram credenciados, sendo o Dom Orione o único filantrópico e o único situado fora das capitais.

“É uma grande conquista que vai beneficiar pacientes de todo o Tocantins e região”, comemorou o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Bruno Rodrigues. “Essa habilitação é o reconhecimento que nossa instituição tem perante o Ministério da Saúde. Graças ao nosso parque tecnológico, com um moderno Centro de Hemodinâmica, e uma equipe multiprofissional altamente qualificada, temos essa chancela nacional da segurança e qualidade dos serviços aqui prestados”, completou.

O Hospital

Credenciado no SUS como entidade beneficente de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde, o Hospital Dom Orione é referência em procedimentos cardiovasculares de alta complexidade. Em 2023 foram realizados 1.967 procedimentos de hemodinâmica, deste 1.117 para usuários do SUS. No mesmo ano a instituição recebeu pacientes de 97 municípios do Tocantins e de 19 estados brasileiros.

Hospital Dom Orione é referência em cardiologia intervencionista.

Dom Orione é único hospital filantrópico do Norte do Brasil habilitado no SUS para realização de TAVI.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Programa de eficiência energética do Hospital Dom Orione gera economia inteligente

Por Rodrigo Martins Ao longo dos anos o Hospital Dom Orione tem adotado uma série …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *