Últimas Notícias

Poeta gurupiense leva leitura e roda de conversa a estudantes da rede pública por meio de edital do Governo do Tocantins

Contemplado com o recurso de R$ 10 mil, no módulo I da categoria Linguagens Artísticas – Literatura, do edital Artes Tocantins 2023, do Governo do Tocantins, o poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins traz para o público leitor a terceira edição do livro de poesias “Pinga-Fogo”. A próxima ação ocorre nesta quinta-feira, 18, no Colégio Estadual Porto do Rio Maranhão, no município de São Salvador do Tocantins. Além da apresentação da obra, a comunidade escolar também recebe uma roda de conversa literária.

A obra foi lançada no dia 11 deste mês, na Escola Estadual Engenheiro Valdir Lins, em Gurupi,  e o projeto tem como objetivo a confecção de 500 exemplares do livro, buscando despertar o hábito da leitura de forma prazerosa e promovendo o seu lançamento em escolas da rede pública. De acordo com o Zacarias, após a ação desta quinta-feira, as próximas cidades a receberem o projeto serão Tocantínia, Araguaína, e Palmas, em datas a serem definidas.

Além de oferecer conhecimento e inspiração aos leitores, o projeto prevê a doação de 100 livros, de forma a reforçar os acervos das bibliotecas das escolas por onde o poeta passará ao longo do cronograma da ação. Os exemplares serão disponibilizados em formatos alternativos, como versões em áudio, que estarão nas redes sociais do autor, bem como texto adaptado, com fontes, tamanho e espaçamento de fácil leitura.

Zacarias Martins destaca que a expectativa para a execução do projeto é a melhor possível por incentivar o hábito da leitura e desenvolver um trabalho de formação de leitores. O escritor frisa ainda que a ação propicia o surgimento de leitores críticos por meio da realização das rodas de conversas literárias, que são uma aula-show. “Os diálogos são feitos de forma lúdica e bem-humorada, o que quebra a rotina escolar e desperta o interesse dos alunos para o conteúdo que está sendo proposto a eles”, explica.

O escritor 

Zacarias Martins é natural de Belém do Pará, mas reside em Gurupi desde 1983. O jornalista, cronista e ativista cultural é autor de seis livros individuais: Transas do coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984), Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo, que teve sua primeira edição em 2004.  Em 2009, publicou o livro de crônicas “Histórias da História de Gurupi”, que foi adotado por duas vezes para o Vestibular da Universidade de Gurupi (UnirG). Em 2022, publicou o seu primeiro livro para o público infantil: “As aventuras de Gurupito”.

Com participação em mais de 50 antologias literárias, Zacarias destaca-se pela produção de uma literatura popular e ao mesmo tempo lúdica. Formado em Jornalismo pela Universidade de Gurupi (UnirG), foi editor da revista Perfil, primeira revista informativa do Tocantins, em 1989, e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína – TO), Diário Tocantinense (Palmas – TO), O Jornal (Palmas) e Cinco de Outubro (Goiânia-GO).

Poeta Zacarais Martins foi contemplado no edital Artes Tocantins 2023, na categoria Linguagens Artísticas – Literatura, com o projeto que prevê a produção de 500 exemplares do livro “Pinga-Fogo” – Foto: Eliosmar Veloso 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Campeão em destinação de recursos, Antonio Andrade se destaca na câmara federal

Em 1 ano e 4 meses de mandato, o parlamentar já destinou mais de R$40 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *