Últimas Notícias

Prefeitura de Gurupi antecipa celebração ao Dia Mundial da Água com atividades educativas e plantio de mudas nativas

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizou uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A iniciativa buscou conscientizar alunos da rede municipal sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e promover ações práticas em prol do meio ambiente.

O evento foi realizado em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do meio Ambiente e Recursos Hídricos; o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza; e com a Universidade de Gurupi – UnirG. 

Entre as atividades, teve plantio de mudas nativas feito por alunos da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, no Parque Temático do Córrego Água Franca, inaugurado na ocasião pela UnirG. A atividade prática proporcionou aos alunos um contato direto com a natureza e incentivou a preservação das espécies locais. Além disso, ocorreu a posse dos novos membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras educativas sobre as bacias hidrográficas e a importância de sua conservação.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Daniella Prudente, enfatizou a importância de promover atividades educativas de preservação não apenas no Dia Mundial da Água, mas todos os dias. “Promover atividades de conservação e preservação ambiental é uma necessidade urgente para garantir que as próximas gerações possam desfrutar dos recursos naturais que temos hoje. Estou muito satisfeita com o engajamento de todos e com o empenho de nossa equipe e dos parceiros para tornar essa comemoração um sucesso. É fundamental que continuemos investindo em educação ambiental e em ações práticas que visem a proteção dos nossos recursos hídricos”, afirmou.  

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, esteve presente no evento e destacou o trabalho descentralizado do Governo do Estado e da Secretaria para promover a preservação dos recursos hídricos. “Estamos implantando essa política descentralizada na gestão ambiental, saindo cada vez mais de Palmas para executarmos todas as ações que dizem respeito ao plano de preservação no Estado. Esse evento de hoje é fruto dessa descentralização e nosso objetivo é recuperar 350 hectares de áreas em voltas de nascentes e APPs no Tocantins”, disse. 

O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, reforçou a importância do trabalho educativo para as crianças, enfatizando que é essencial que desde cedo elas aprendam sobre a importância dos recursos hídricos e sua preservação para o equilíbrio do meio ambiente. “É fundamental nessa fase de aprendizagem, as crianças entenderem o papel da água no nosso dia a dia. Estamos com um trabalho voltado para o plantio de mudas e de recuperação das nascentes. Já plantamos mais de 4 mil mudas nesta temporada de chuvas e vamos intensificar ainda mais. E as crianças participando de forma prática absorvem melhor o aprendizado e a consciência de se preservar esse recurso tão essencial em nossas vidas”, relatou. 

A presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, Maria Cristina Bueno, explicou às crianças sobre a importância das bacias hidrográficas de forma lúdica e interativa. Ela destacou a importância do momento. “Desenvolvemos com os alunos atividades lúdicas, explicando de forma simples como funciona preservar a qualidade e a quantidade de água no município. Também temos um jogo didático para facilitar a interação com eles e o Comitê realiza esse trabalho nas escolas em todos os municípios que fazem parte das bacias do Santo Antônio e Santa Tereza, ensinando como atitudes simples são fundamentais para a preservação”, comentou.

Os alunos que participaram da programação aprovaram as atividades práticas, principalmente o plantio de mudas. “Foi muito bom, eu gostei bastante porque eu nunca tinha plantado uma árvore assim tão próximo de uma nascente. Tomara que ela cresça muito”, disse a aluna do 9º ano, Yanni Câmara da Silva, de 14 anos. 

A professora da turma, Neuzirene Santos, enfatizou a importância da participação dos alunos, para que eles possam contagiar a sociedade onde vivem e as futuras gerações com o conhecimento adquirido sobre preservação. “É muito importante pois a maioria desses alunos moram aqui nas proximidades. É crucial que eles entendam a necessidade de preservar esse lugar e levar adiante esse sentimento para seus pais, vizinhos e a comunidade que vivem. Além disso, que aprendam ajudar na manutenção, limpeza e preservação do parque, vigiando para prevenir sujeira, queimadas e evitando a destruição do local”, disse.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias  na Escola Estadual  Engenheiro  Valdir Lins

O poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins, contemplado com recursos pelo Edital Estadual da lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *