Últimas Notícias

Formação continuada capacita professores que atuarão na Universidade da Maturidade, em Tocantínia

Por Leontina Martins

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  em Parceria com  a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveram na terça-feira (31 de agosto),  a formação dos   professores, com  o objetivo de  orientar sobre as diretrizes e objetivos da UMA no processo de ensino  aprendizagem.

A coordenadora da Universidade da Maturidade, professora Neila Osório, afirmou  que esse programa vem de um pensar diferente sobre o velho,  uma pessoa que sonha e tem conhecimento, assim como,  a maravilha de ser útil. A partir desse  pólo em Tocantínia,  cujo  diferencial é a comunidade indígena, serão valorizados os costumes e a cultura do povo Xerente.

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), argumenta que a Universidade da Maturidade é um marco em seu município, no qual o Polo instalado será fortalecido com essa formação para os professores da Rede Municipal de  Educação, e que irão atuar tanto nas turmas indígenas como não indígenas. “Com isso será viabilizada a propagação e a valorização dos ricos saberes dos nossos anciãos de forma contextualizada e sistematizada”, informou o prefeito.

Alternativa

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que a  Universidade da Maturidade em Tocantínia,  que se consolida com o apoio da  Prefeitura Municipal, chega  como uma importante alternativa para as pessoas adultas da comunidade Xerente, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria .

“O polo da Universidade da Maturidade, em Tocantínia, já nasce como  um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno para o povo Xerente, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico”, concluiu André Goveia.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Parceiros planejam evento do Dia Mundial da Limpeza dos Lagos na capital do Tocantins

Em setembro, o evento será realizado na Praia da Graciosa, em Palmas, com  competição de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.