Últimas Notícias

Terceira audiência pública para a execução na PNAB reúne gestão municipal e artistas de Gurupi

No terceiro dia do cronograma estipulado pela Secretaria da Cultura (Secult) para atender às demandas dos agentes culturais para Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a equipe da pasta esteve na cidade de Gurupi na quinta-feira, 14. A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do secretário da Cultura Tião Pinheiro, da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, da superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, além da classe artística e comunidade em geral.

O secretário Tião Pinheiro falou sobre a importância das audiências públicas para uma participação efetiva da sociedade civil e fazedores de cultura. “As sugestões e apontamentos colhidos nesses encontros serão fundamentais para embasar os gestores federais, estaduais e municipais na elaboração de editais e projetos”, disse.

“A Secretaria da Cultura está empenhada na execução desses recursos que chegam ao Estado do Tocantins”, complementou a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores. 

Por sua vez, a prefeita Josi Nunes destacou o comprometimento da sua gestão em fortalecer o setor cultural local, ao incentivar as inscrições em editais de fomento e intensificar o diálogo com a classe artística para identificar demandas e construir melhorias de forma colaborativa. “Nossa gestão tem como prioridade ouvir e atender às necessidades da comunidade artística, buscando sempre promover o desenvolvimento cultural em nossa cidade e na região”, pontuou.
 

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, reforçou sobre a relevância do debate descentralizado e agradeceu os fazedores de cultura locais pela participação. “Foi um momento importante para nossa classe artística expor seus anseios e demandas em um espaço de debate construtivo. Agradeço a cada um que esteve aqui, pois nossa participação é fundamental para alcançarmos as melhorias que o setor merece “, completou.

Durante o encontro, estiveram presentes moradores dos municípios de Gurupi, Araguaçu, Palmeirópolis, Peixe e Formoso do Araguaia, o que somou mais de 50 credenciados, divididos entre fazedores de cultura e gestores públicos. Na audiência, os participantes pontuaram sobre a descentralização dos recursos, estreitamento de relações institucionais entre o poder público municipal, estadual e sociedade civil, além de cursos de capacitações em produção audiovisual e na elaboração de projetos para captação de recursos financeiros. 

“Essas audiências são de extrema importância para o processo de escuta e diálogo com a comunidade. É necessária a participação de quem faz cultura de fato, para poder esclarecer dúvidas, adquirir informações e ser ouvido”, afirmou Lucas Rezende, produtor cultural na cidade de Gurupi. 
 

Almirani Dias Batista é secretária da Cultura e Turismo do município de Peixe e explicou que sua participação no evento engrandeceu ainda mais o trabalho da pasta. “Este momento veio expandir ainda mais o nosso trabalho na cultura local e também levar ao nosso fazedor de cultura maiores esclarecimentos sobre a utilização dos recursos da PNAB”, completou. 

O presidente da Associação dos Compositores e Músicos de Gurupi (Ascomg), Paulo Teixeira, também comentou sobre o momento de escuta que as audiências promovem.  “A escuta pública faz com que as informações pertinentes aos editais cheguem aos artistas que residem nos municípios do interior do Estado, sendo também que é a chance de todas as classes artísticas exporem suas necessidades. Dessa forma, a Secretaria de Cultura pode conduzir as políticas públicas de uma forma mais inclusiva, visando atender as necessidades de toda classe”, disse. 

Nesta sexta-feira, 15, a Secretaria da Cultura seguiu o cronograma das audiências públicas no município de Arraias e finaliza a etapa na próxima sexta-feira, 22, na capital Palmas.

Secretário da Cultura, Tião Pinheiro, e a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, durante o evento – Kadu Souza/ Governo do Tocantins 

Audiência pública aconteceu na Câmara Municipal de Gurupi – Kadu Souza/ Governo do Tocantins 

Durante o encontro, estiveram presentes moradores dos municípios de Gurupi, Araguaçu, Palmeirópolis, Peixe e Formoso do Araguaia, o que somou mais de 50 credenciados, divididos entre fazedores de cultura e gestores públicos – Kadu Souza/ Governo do Tocantins 

O cronograma das audiências públicas foi estipulado pela Secretaria da Cultura (Secult) para atender às demandas dos agentes culturais para Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Kadu Souza/ Governo do Tocantins

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias  na Escola Estadual  Engenheiro  Valdir Lins

O poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins, contemplado com recursos pelo Edital Estadual da lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *