Últimas Notícias

Livro de cordel escrito por custodiados de Unidade Penal de Tocantinópolis é lançado com o apoio do MPTO

O livro foi publicado pela Editora Veloso, de Gurupi.

Expressar sentimentos e sua realidade por meio da arte do Cordel. Foi o que fizeram 28 custodiados da Unidade Penal de Tocantinópolis, que lançaram nesta quinta-feira, 07, o livro “Recomeçar com Cordel: Um Novo Olhar para a Vida”. A obra publicada pela  Editora Veloso, de Gurupi,  conta com textos de autoria de 28 custodiados e algumas participações especiais como a do promotor de Justiça Saulo Vinhal, que contribuiu com o cordel “Levando a Execução Penal a Sério”.

A produção teve o apoio do Ministério Público do Tocantins e instituições do Poder Judiciário e do governo do Estado, e foi construída a partir de oficinas de produção de cordel realizadas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas privadas de liberdade e apenados da Unidade Prisional de Tocantinópolis.

Segundo o promotor de Justiça, a obra demonstra a importância do fomento à educação e conhecimento dentro das unidades prisionais, visando à garantia dos direitos humanos dos custodiados. “Todas as pessoas possuem o direito humano à educação, inclusive aquelas que se encontram privadas de sua liberdade, porque é sabido que a finalidade da prisão não é apenas punir, mas principalmente, reabilitar o indivíduo  para reinserção na sociedade”, destaca Saulo Vinhal. 

A organização da coletânea de cordéis foi realizada pelos integrantes da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa e Francisca Pereira de Sousa. Ao todo, a obra condensa 108 cordéis, produzidos por 56 autores. Além dos apenados, também contribuíram com a obra, outros 28 autores representando as instituições parceiras, envolvidas diretamente ou indiretamente no trabalho educativo realizado na unidade penal.

“É um livro de literatura de cordel que nos convida a adentrar nos corações e mentes daqueles que, apesar de estarem privados de liberdade, encontram na arte e na palavra uma maneira de expressar seus sentimentos, pensamentos e anseios”, destaca a  apresentação da obra. 

Além do lançamento do livro, também foi realizada nesta quinta-feira, 07,  a entrega de certificados de conclusão do Curso Básico de Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado, realizado na oficina do estabelecimento prisional. 

“Para além da capacitação laboral, o objetivo imediato está em aproveitar a mão de obra interna para implementação, ainda em 2024, de um sistema de aparelhos de ar-condicionado na carceragem”, destacou o promotor de Justiça Saulo Vinhal.

Presenças

Estiveram presentes nos eventos: Carlos Alberto Soares Filho (Assistente Administrativo), Cleane Guimarães Silva (Chefe de Plantão Unidade Penal), Diego Ribamar Ferreira Rocha (Diretor Unidade Penal), Douglas Melo Rodrigues (Policial Penal), Faelma Telles Aguiar (Advogada), Januária Santos Araújo (Assistente Administrativo), Joselton Coelho Brito (Policial Penal), José Osvaldo Fontinnele Barbosa (Policial Penal), Lidiane da Costa Silva (Pedagoga), Maria Edla Bastos Menezes (Chefe de Cartório Unidade Penal), Maurícia Roberta da Silva (Assistente Social), Miranilton Pereira Borges (Chefe da Segurança da Unidade Penal), Miriam Nertoldo Almeida (Psicóloga), Raimundo Nonato Rodrigues Lopes (Policial Penal), Rivelino Fernandes da Silva (Policial Penal), Patrícia Barroso Lima da Silva (Professora), Valmira Saraiva de Sousa Sales (Professora).

Ver Post

Sobre Iran Franca

Veja Também

Tocantinópolis vai ganhar um dia especial para comemorar as potencialidades do babaçu

Por Zacarias  Martins Está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal de Tocantinópolis, o Projeto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *