Últimas Notícias

Universidade da Maturidade recebe o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023

A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu nesta terça-feira, 24, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O prêmio, que é promovido pela Comissão de Educação, é considerado um dos mais importantes do Brasil e consiste na concessão de medalha e diploma de menção honrosa a entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

O coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, destacou a importância da honraria. “Esse prêmio representa a força, a coragem, a determinação e a importância da integração social, da mobilização social, da tecnologia social da Universidade da Maturidade nessa experiência há 17 anos. Esse reconhecimento reforça e dá esperança de continuarmos trilhando os caminhos delineados com muito carinho, com muita emoção, de forma afetiva, técnica, humanista, pensando que a educação é um direito de todas as idades”, afirmou.

A UMA concorreu por indicação do deputado federal Ricardo Ayres, que ressaltou o papel do projeto. “A UMA é premiada pelo seu papel significativo na educação brasileira e por exemplificar nosso compromisso em ampliar a qualidade de vida dos idosos por meio de iniciativas inovadoras. Com essa indicação, endossamos um projeto pioneiro que merece ser disseminado pelo Brasil. Assumo o compromisso de fortalecer ainda mais este movimento”.

Do Tocantins, além dos coordenadores da UMA, Dra. Neila Osório e Dr. Luiz Sinésio e dos acadêmicos de todos os polos, também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama, Karynne Sotero; os senadores, Professora Dorinha Seabra e Eduardo Gomes; os deputados federais, Ricardo Aires e Vicentinho Júnior; os deputados estaduais, Fabion Gomes e Moisemar Marinho; o reitor em exercício da UFT, Marcelo Leineker; o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben; a promotora de Justiça do MPTO, Cynthia Assis de Paula; o Juiz de Direito representante da Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins, Arióstenis Guimarães Vieira; o secretário de representação do estado em Brasília, Carlos Manzini; os ex-deputados, Nilmar Ruiz e Eduardo Siqueira Campos; e o secretário municipal de Educação de Tocantínia, André Goveia, município que conta com três polos da UMA, sendo  um polo indigena, que é o primeiro do Brasil, outro polo na zona urbana,  além de um polo  , no Assentamento Água Fria II.

Quem foi Darcy Ribeiro

Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros e o fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG) em 1922, formou-se na Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946.

Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com várias tribos indígenas. Ele foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implementou os Centros Integrados de Ensino Público (Ciep). De 1991 até seu falecimento em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Escola municipal de Tocantínia promove a culminância do Projeto Leitura Viva

Por Zacarias Martins Nesta quinta-feira, 25, na Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *