Últimas Notícias

Porto Nacional, cidade que ocupa a posição de terceira maior economia do Tocantins, está na lista do Siafi e têm repasses do FPM bloqueados

Sem os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, a cidade encontrará dificuldades em manter serviços públicos essenciais e o pagamento do funcionalismo

A cidade de Porto Nacional, que é o berço cultural tocantinense, está impedida de receber recursos federais, isso incluindo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de arrecadação das cidades brasileiras.

O município foi incluído na lista do Siafi ( sistema integrado de administração financeira do governo federal). Essa inclusão ocorre pelas seguintes razões: Ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN); Falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).

Deixar de receber esses recursos prejudica o cofre público local e os serviços prestados à população. Além de prejudicar o pagamento do funcionalismo público, o bloqueio do FPM impacta a oferta de Saúde e educação aos munícipes, tendo em vista que por exigência da legislação, boa parte desses recursos devem ser aplicados nessas áreas.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Ricardo Coelho se filia ao Podemos e anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Nacional

Com forte atuação no distrito de Luzimangues, o advogado disputará o pleito de 2024 ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *