Fruto de uma parceria da Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi realizada na terça-feira, dia 13, a aula inaugural do segundo semestre do polo da Universidade da Maturidade (UMA), no clube do CEFYA.
Contando com três polos no município, incluindo, um destinado especialmente à comunidade indígena Xerente, a Universidade da Maturidade, disponibiliza a seus alunos o curso Educador Político Social do Envelhecimento Humano.
Na programação da aula inaugural, o professor de Educação Física, Domingos Miranda de Sousa, destacou a importância dos acadêmicos da UMA manterem uma vida ativa com atividades físicas e exercícios diários. Ele executou uma demonstração de alongamentos explicando o que os alunos podem fazer ao acordar, antes e depois de se exercitarem, com o intuito de despertar e relaxar o corpo.
Outra participação ilustre no evento foi a do professor Mestrando em Educação, Leonardo Sampaio, que discorreu sobre a Educação Intergeracional e Intercultural, realizando uma roda de conversa sobre a diferença dos tempos passados e a atualidade.
Encontro semanais
O secretário de Educação do município, professor André Goveia, informou que neste semestre a Universidade da Maturidade terá encontros semanais nas quintas-feiras nos polos do Assentamento e da área urbana, e aos sábados terá o polo itinerante da UMA Indígena com o intuito de contemplar a participação do maior número de anciãos indígenas de diferentes aldeias. (Por Leontina Martins)