Últimas Notícias

Na Consulta Pública do PPA em Colinas, o governador em exercício, Laurez Moreira, destaca a importância da população na construção de um planejamento de Governo

O governador em exercício, Laurez Moreira, participou da 3ª Consulta Pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024/2027), na manhã desta sexta-feira, 2, na Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, em Colinas. No encontro, ele destacou que a prioridade do Governo do Tocantins é ouvir as pessoas para alinhar os planos dos próximos quatro anos, definindo as diretrizes e os objetivos estratégicos do Governo Estadual e os programas governamentais.

“O Governo do Tocantins tem em mente vários projetos para realizar, mas é muito importante ouvir a população, porque o cidadão de cada município é quem conhece qual é a prioridade em todos os setores públicos para a sua região. Eu acredito que, para se governar bem, tem que ouvir a população. É isso o que nós queremos, construir um planejamento de governo com a participação popular”, enfatizou o governador em Exercício.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei Moura, destacou a necessidade da participação dos cidadãos. “Iremos realizar o PPA em todas as regiões do Estado, para que a população e as autoridades locais tenham oportunidade de participar, discutir e apresentar demandas e desafios de cada região. Esse é o momento de dar voz às necessidades da população que, definitivamente, irá contribuir com o planejamento do Governo do Tocantins para os próximos quatro anos”, afirmou o gestor.

A participação da sociedade civil é fundamental na construção do PPA e as audiências são instrumentos para captar as demandas dos cidadãos e trazê-las como meta para o Governo do Tocantins.

Nesse sentido, o prefeito de Colinas, Josemar Casarin, salientou a relevância da população de Colinas e região na participação do Plano Plurianual do Governo Estadual e frisou que a prioridade da região é a estadualização do Hospital de Colinas. “Esse evento é muito importante para população, pois nesse momento temos a oportunidade de apresentar, ao Governo do Tocantins, as nossas demandas. Tenho certeza que juntos encontraremos um caminho comum para que elas sejam atendidas. A nossa prioridade sem dúvidas é a estadualização do Hospital de Colinas”, pontuou.

Fizeram parte da 3ª Consulta Pública para elaboração do PPA 2024/2027 representantes dos municípios de Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Couto de Magalhães, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Presidente Kennedy, Palmeirante, Pau D’Arco, Tupiratins e própria cidade de Colinas.

Eixos Temáticos

Durante o período da tarde, o evento seguiu com Consultas Públicas para que a comunidade presente discutisse sete eixos temáticos, sendo eles: Segurança, assistência social e cidadania; Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda; Gestão pública e governança; Meio ambiente e mudanças climáticas; Saúde e bem-estar; Educação, ciência, tecnologia & inovação; e Infraestrutura econômica e urbana, que são de extrema relevância para o desenvolvimento da região.


Para a secretária de Assistência Social do município de Brasilândia, Marlene Pereira de Almeida, fazer parte desse encontro permitiu que ela e mais um grupo de 20 pessoas da sua cidade participassem do PPA propondo ações dentro das políticas públicas na área de assistência social. “O que ocorreu aqui viabilizou e garantiu a possibilidade de mais qualidade de vida aos cidadãos do meu município”, frisou.

Marlene Pereira participou do eixo Segurança, assistência social e cidadania, assim como o diretor da Unidade Penal de Colinas, Gustavo Lima de Freitas. Ele deu sua contribuição como sociedade civil atuante. “Isso oportuniza a todos darem sua sugestão. Opiniões são muito importantes e todos devem ser ouvidos neste momento, para planejar as ações para os próximos quatro anos. Impacta todo mundo. Trazendo ideias para uma sociedade melhor e um Tocantins cada vez melhor”, ressaltou.

Já o eixo de Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda contou com a participação do presidente da Associação de Produtores Rurais de Itaporã, Claudson Ferreira de Andrade, que estava acompanhado de outros produtores rurais de sua região. “Estou aqui participando do PPA, trazendo as nossas demandas do campo e as do nosso município. Isso aqui é de muita importância para o nosso Estado e para que o desenvolvimento aconteça de forma correta”, comentou.

O presidente da Câmara de Palmeirante, Vanduires Pereira Lima, além de representar os moradores do seu município, também participou do eixo Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda. “É um privilégio fazer parte da construção do PPA da minha região. A contribuição de gestores e legisladores nesse processo é algo muito importante, colocando nossas demandas para que o Governo do Tocantins possa trazer projetos para fomentar o nosso município”, acrescentou.

PPA

O PPA é um planejamento que apontará fontes de recursos, indicadores e metas para cada área de atuação do Governo do Tocantins para os próximos quatro anos. Mais sete encontros ocorrerão até o final do mês de agosto para definição dessas metas.

Encontro em Colinas ocorreu nesta sexta-feira, 2 de junho, e contou com a participação da sociedade civil de 13 municípios – Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins 

O diretor da Unidade Penal de Colinas, Gustavo Lima de Freitas, deu sua contribuição como sociedade civil atuante – Foto:  Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O prefeito de Colinas, Josemar Casarin, salientou a relevância da população do município e da região na participação do plano de governo do Estado do Tocantins – Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Igor França assina ficha de filiação ao Partido Progressista em Gurupi

Por Zacarias Martins Na manhã deste sábado, 23, o empresário gurupiense Igor França, de  27 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *