Breaking News

Livro sobre uma das mais influentes religiosas do Tocantins, Irmã Rita Altmann, será lançado nesta quinta-feira, 13, em Araguaína

Por Luís Poeta

O livro sobre a vida e a obra da religiosa Irmã Rita Altmann, escrito pelo ex-sacerdote católico, Josivaldo de Oliveira Souza, será lançado em Arapoema no dia12 de julho, em Araguaína no dia 13 e em Tocantinópolis no dia 14, em homenagem a vida da freira que modificou a realidade de muitas comunidades por onde andou.

De acordo com o autor, “a obra se propõe a fazer uma homenagem a irmã Rita com todo o seu trabalho social e de evangelização, no Estado de Goiás, Maranhão e sobretudo, no Tocantins.  Traz consigo algumas questões históricas e documentos importantes. Esta pesquisa contou com apoio e com ajuda de várias testemunhas oculares, padres bispos, leigos, políticos e pessoas que a conheceram que se dispuseram ajudar e contribuir com seus testemunhos.” 

O livro apresenta parte de um acervo muito grande de material que será publicado como anexo, para que os leitores possam entender tanto a personagem quanto o seu trabalho Pastoral e social.

Indagações importantes tentarão ser respondidas com a obra, que é uma pesquisa rica em detalhes sobre uma da mais influentes religiosas do Norte Tocantinense. Como ela via a evangelização? Quem a apoiava? Como ela conseguiu vencer os empecilhos e perseguições em seu trabalho junto aos pobres? Essas perguntas serão respondidas.

Sobre a pesquisa Josivaldo afirma “tento fazer uma leitura equilibrada dos fatos, dos acontecimentos e da própria personagem. A partir de três pontos de vistas: primeiro sob o ponto de vista da personagem, segundo sob o ponto de vista dos que estiveram ao seu lado, ao longo de mais de oitenta anos, tanto da Alemanha quanto do Brasil e terceiro, tento dar um ordenamento a todo esse material utilizando uma visão historiográfica sob três vertentes: teológica (espiritualidade e pastoral), histórica e sua práxis eclesial junto aos desfavorecidos.”

Todos os recursos arrecadados com a venda do livro, após o pagamento das despesas gráficas, ficarão paras as obras iniciadas pela Irmã Rita e a Cáritas da Diocese de Tocantinópolis para atender à pessoas necessitadas. 

O livro aborda seu trabalho junto aos irmãos da Alemanha, aos povos africanos e aos pobres do Brasil, sobretudo junto aos povos originários Apinajés, bem como, a sua relação conflituosa com alguns grupos políticos, empresários e agropecuaristas. 

A Irmã Rita é uma personagem poliédrica, de muitas experiências pastorais e ângulos diferentes. O livro é uma luz dentro de muitas realidades, uma vez que busca retratar mais de quarenta anos de seu trabalho pastoral, na Dioceses do norte do Tocantins.

De uma personalidade ímpar, de respeito e benevolência aos menos favorecidos, natural da Alemanha, chegou na cidade de Tocantinópolis com o propósito de prestar serviços sociais, em especial na área da educação. No município que escolheu para viver, Irmã Rita foi a fundadora do Pré-Escolar Santa Terezinha, escola localizada no bairro Alto Bonito.

Irmã Rita foi a idealizadora do Hospital Regional de Arapoema, que ao chegar na região por volta de 1977 se deparou com a situação de sofrimento a qual passava o povo arapoemense sem nenhum serviço de atendimento médico-hospitalar.

A freira Rita Rosa Khatarina Altmam, de 81 anos de idade, morreu em 2016, no Hospital Dom Orione, na cidade Araguaína, em decorrência de uma pneumonia.

O autor         

Josivaldo de Oliveira é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Graduado em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, Especialista em psicopedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba.

Graduou-se em Letras pela UNIP e fez pós-graduação em recursos tecnológicos pela Universidade Católica de Brasília

Lançamento do livro

A obra será lançada às 19h, na Igreja do Ten-Ten (Salão Paroquial da Diocese de Araguaína) na Avenida Prefeito João de Sousa Lima, em Araguaína.

About Iran Franca

Check Also

Acalanto anuncia novos membros para o Quadro de Obreiros efetivos

Por Luís Poeta Os membros da ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína se reuniram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *