Numa iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal Educação, a professora e escritora de Miracema do Tocantins, Mauricéia Bastos da Silva, coordenou, nesta terça-feira, 13, de uma oficina de contação de história. O público-alvo foi um grupo de alunos da rede municipal de educação.
A oficina aconteceu no Centro de Referência do Projeto Leitura Viva, tendo como tema Negra/ Identidade Brasileira.
A coordenadora do Centro de Referência do Projeto Leitura, professora Carmem Lúcia Dias de Oliveira, explicou que essa ação teve por objetivo estimular a oralidade do aluno na formação do pensamento criativo e crítico por diferentes aspectos da linguagem. “Foi uma ação onde conseguimos promover o apego pela leitura”, asseverou.
Já a professora, Mauricéia Bastos fez questão de destacar que a leitura é muito importante para que se desenvolva a criatividade e o raciocínio dos alunos, e a partir disso, eles passam a expressar de forma significativa os sentimentos, pensamentos e emoções através da produção textual, seja um conto, narração ou até mesmo no sentido religioso.
“A partir desse ponto, o aluno começa a materializar tudo por meio da escrita. Tal registro possibilita a preservação e a valorização de nossas histórias, já que a prática da leitura nos torna pessoas autônomas e competentes, capazes de sermos protagonistas das nossas próprias vidas”, finalizou