Últimas Notícias

Hospital Dom Orione promove visita de animal de estimação para paciente da UTI

Por Rodrigo Martins

Um longo período de internação pode gerar desgaste emocional a quem passa pela experiência. Estar fora de sua rotina habitual, seu convívio social, traz impactos para a saúde do paciente. Para proporcionar um maior acolhimento a seus assistidos, o Hospital Dom Orione, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), adota uma série de dispositivos voltados para a condição individual de cada um.

Foi assim com Adauto Pereira da Silva, de 77 anos. Ele está internado no Hospital Dom Orione há 11 dias em tratamento clínico cardiológico. Além da falta do contato constante com sua família, ele também sentia saudades da Ica, sua cachorrinha de estimação. Ao identificar esse desejo do paciente, a equipe do GTH tomou a iniciativa de proporcionar uma visita especial.

Após articulação com a família e análise da melhor forma de conduta, na manhã desta sexta-feira, 26, o senhor Adauto pôde receber a visita de sua cachorrinha de estimação. Ele ficou bastante comovido com o reencontro que aconteceu numa área aberta do hospital e também contou com a presença da sua esposa, filha, neta e bisneta.

A psicóloga da Saúde, Aline Mendanha, explica que Adauto sempre tocava no assunto da cadela e se emocionava ao falar da saudade dela. “Então tivemos essa iniciativa de trazer essa visita do pet, que é extremamente importante, pois ela fazia parte da rotina doméstica do paciente, e ter esse encontro proporciona um momento de conforto durante o período de internação”, explicou a psicóloga.

Essa foi a primeira “visita pet” realizada pelo Hospital Dom Orione. A gerente de Atenção à Saúde, Sônia Garcia, destaca que para a realização da ação foram tomadas diversas medidas de segurança. “Foi tudo feito com planejamento. Envolvemos a equipe assistencial, o Núcleo de Segurança do Paciente, o GTH, para poder proporcionar ao nosso paciente esse importante momento afetivo”, destacou.

O Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do Hospital Dom Orione faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, com o objetivo de proporcionar uma maior humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários, profissionais e gestores da unidade.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Hospital Dom Orione promove evento para apresentar seu Balanço Social e Apostólico

Por Rodrigo Martins“Prestar serviços de saúde humanizados, com qualidade, vivenciando o carisma de São Luís …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *