Últimas Notícias

Ações de valorização turística e cultural ganham volume com trabalho da Febtur Tocantins

Um trabalho voluntário, pautado no propósito de colaborar com o desenvolvimento do turismo e da cultura tocantinense tem atraído parcerias importantes para a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Tocantins (Febtur-TO) e a possibilidade de realização de vários projetos ao longo de 2022.

“Em oito meses, realizamos um encontro técnico em Gurupi, dois press trips, em Palmas e no Território Xerente, em Tocantínia, a posse de novos associados, a elaboração de projetos e a formalização de parcerias importantes”, comemora a presidente da entidade, jornalista Seleucia Fontes.

Na ação mais recente, nesta semana, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo do Tocantins (Cetur), Marcelo Perim, reafirmou a disposição em desenvolver projetos com a Febtur-TO, incluindo a possibilidade de um evento em nível estadual, voltado ao trade turístico.

Também foi entregue à Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA) o projeto “Trajetórias Pioneiras”, que visa o registro em livro, documentário em vídeo e exposição fotográfica de personagens que colaboraram ativamente na construção da Capital tocantinense, que chegou aos 33 anos no último dia 20 de maio.

O projeto foi anunciado durante happy hour realizado com jornalistas de Palmas no Atlas Hotel Premium. O evento também foi marcado pela posse de cinco novos membros à entidade: Jaciara Barros, Mariá Soares, Zuleide D’Ângelo, Fátima Albuquerque e Samir Ryam unem-se ao grupo que já contava com 12 integrantes no propósito de levar informações sobre o turismo e a cultura tocantinense para grande público, além de colaborar nas discussões voltadas ao desenvolvimento do setor no Estado.

O evento foi conduzido pelo jornalista Penaforte Dias, contou com apresentação musical de Dorivã Borges e a participação de jornalistas no cenário local, como José Sebastião, Cleber Toledo (Portal CT) e Sandra Miranda (Primeira Página), além de Christina Hayne, presidente da Febtur Pará e Ivan Leyraud, presidente da Febtur São Paulo.

Em parceria com a União Indígena Xerente (UNIX) e com apoio da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, a Febtur Tocantins levou um grupo de comunicadores para uma visita técnica ao Território Xerente, localizado no município de Tocantínia, a cerca de 80 km de Palmas. A UNIX, que é presidida pelo Cacique Srêwè Xerente, trabalha na implementação de projeto de etnoturismo nas aldeias da comunidade, que inclui a construção do Centro de Fortalecimento da Cultura Xerente.

Outros eventos

A primeira ação oficial da Febtur Tocantins ocorreu em dezembro, quando foi realizado, em parceria com a Prefeitura de Gurupi e apoio do Sebrae Tocantins um evento técnico de sensibilização sobre a entidade e a necessidade de maiores investimentos em turismo e na sua divulgação. A partir deste evento, que contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo do Estado, Hercy Filho, e da prefeita Gurupi, Josi Nunes, foi encaminhada proposta para a realização de um seminário no município de Peixe.

Em março, por meio de sua diretoria regional Sul, a entidade realizou o I Famtour Gastronômico de Palmas, com o objetivo de evidenciar a cidade como um importante polo turístico, com ótima rede hoteleira e restaurantes/bares de qualidade. O evento contou com a parceria de várias empresas locais e teve a participação do presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, que também realizou visitas técnicas ao Senac Palmas e à Agência de Turismo de Palmas.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Josué Gomes é bem recebido no PSD de Eduardo Fortes e coloca o seu nome como pré-candidato a vereador

Por: Zacarias Martins Tendo o aval do deputado estadual Eduardo Fortes, o PSD de Gurupi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *