Os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) 2022, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciam na sexta-feira, 27. Na 8ª edição dos jogos, haverá a participação de paratletas de todas as regiões do Estado, incluindo indígenas da comunidade Xerente, de Tocantinópolis. Atletismo, bocha, natação, parabadminton e tênis de mesa serão as modalidades disputadas durante dois dias de competições em Palmas.
São esperados, aproximadamente, 85 paratletas nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos. O número total de integrantes das delegações deve chegar a 120 pessoas, incluindo competidores, treinadores e acompanhantes.
Os Parajets já revelaram talentos que estão se destacando no cenário nacional do atletismo paradesportivo. Atualmente, seis nomes despontam entre os melhores do Brasil, entre eles Aline dos Santos, segunda no ranking brasileiro estudantil em arremesso de peso e quarta em lançamento de disco. Em 2019, ela quebrou o recorde brasileiro estudantil nos lançamentos de dardo e de pelota.
Com apenas 16 anos, Aline já é considerada uma paratleta de alta performance na categoria adulta profissional. A estudante Colégio Estadual Machado de Assis, Araguanã-TO, foi descoberta nos Parajets e, devido ao bom desempenho em provas nacionais, é cotada para participar do Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico 2022 e dos Jogos Parapan-Americanos 2023.
Etapas dos Parajets
As competições deste ano serão divididas em duas etapas estaduais. Na primeira, ocorrerão provas de bocha, natação e atletismo, nos dias 27 e 28 de maio. Já na segunda etapa, serão disputadas as modalidades tênis de mesa e parabadminton, no mês de junho. Os vencedores dessas duas fases se classificarão para participar das Paralimpíadas Escolares 2022, em São Paulo-SP.