Últimas Notícias

Feira de Ciências movimenta alunos da Rede Municipal de Ensino de Tocantínia

A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira, 28, a primeira edição da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino. Tendo as riquezas  naturais do cerrado tocantinense  como temática.

A ação da Feira de Ciências faz parte do projeto Ciência Viva, um projeto da Rede Municipal de Ensino que visa instigar e provocar a formação de futuros cientistas com um ensino de ciências voltado para práxis  educativa em que a teoria e a prática estejam aliadas na produção, criação e pesquisa.

Acesso ao conhecimento

A Feira de Ciências atende o que pede a BNCC – Base Nacional Curricular Comum para o ensino de Ciências,  que reza que deve assegurar o acesso aos conhecimentos científicos e processos, práticas e procedimentos de investigação cientifica. Dessa forma,  os alunos participantes,  oriundos das seis escolas que compõem a Rede Municipal apresentaram o resultado  de estudos e pesquisas que foram sistematizados em experimentos voltados ao bioma cerrado ressaltando frutas, flores, animais, sementes e outros componentes e sua importância para a preservação da vida.

Na abertura da Feira de Ciências compareceram diversas autoridades, dentre elas,  o secretário de Educação André Goveia que explicou que  Feira de Ciências é uma oportunidade salutar para que o aluno se torne de fato sujeito ativo de sua própria aprendizagem entendendo que a ciência é fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo.

Já   o vereador Afonso Tavares disse que  a Feira de Ciências revela um avanço da aprendizagem dos alunos que estão produzindo e sendo protagonistas, enquanto o seu colega, o também vereador Reginaldo Xerente afirmou que essa iniciativa   traz conhecimentos sobre o cerrado,  inclusive,  da cultura indígena Xerente, que contribuem para uma vida saudável e para sua preservação, fundamentais  à educação escolar.

Ainda na abertura do evento ocorreram apresentações artísticas e apresentações culturais indígenas pelas escolas convidadas Cefya Frei Antonio e Cemix Warã.

A bióloga e professora Patrícia Luciana, proferiu palestra com o tema “Cerrado, nossa riqueza natural”, enfatizando sobre a importância da preservação do bioma e na qual atraiu a atenção dos alunos ao ressaltar as curiosidades do cerrado.

 “O cerrado é como uma grande caixa d’água, dada a riqueza de água doce, bem como,  tem o formato de uma floresta de cabeça para baixo, uma vez que as árvores possuem raízes gigantescas e por ser o maior bioma do Estado do Tocantins  deve ser preservado e valorizado principalmente por ser o que mais sofre destruição”, argumentou a professora.

Após às atividades de abertura, os alunos e convidados visitaram os estandes das seis escolas municipais e da Universidade da Maturidade (UMA),  que também faz parte da rede.

Para o professor e biólogo Samuel Marques, coordenador do Projeto Ciência Viva e da Feira de Ciências essa ação soma muitos resultados positivos para a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal. Segundo ele, “Pode-se ver o brilho no olhar de cada aluno  que pesquisou, investigou e produziu ciência. “Todos perceberam que é possível sim, sair futuros e grandes cientistas de Tocantínia, pois a Ciência é a chave para o desenvolvimento de uma educação significativa”, finalizou.

.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Secretaria da Educação de Tocantínia é contemplada com livros do Itaú Social

Por Zacarias Martins Fotos: Higor BatistaMais uma importante ação   que integra o Projeto Leitura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *