Últimas Notícias

Evento em Tocantinópolis fortalece debate sobre inclusão da comunidade LGBTQIA+ na cultura

Por Rodrigo Martins

Na última sexta-feira, 04, Tocantinópolis foi palco de um importante encontro sobre inclusão e políticas socioculturais voltadas para a comunidade LGBTQIA+. A iniciativa, promovida pelo Comitê de Cultura no Tocantins, por meio da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) e do Instituto Isca, reuniu agentes culturais, representantes de movimentos sociais e a comunidade na Unidade Babaçu da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

A programação incluiu uma mesa-redonda com o tema “Comunidade LGBTQIA+: Inclusão e Políticas Socioculturais”, ministrada pelo Doutor em Educação e PhD em Direitos Humanos e Democracia, Eliseu Riscaroli. O evento também contou com apresentações artísticas e momentos de interação e reflexão, consolidando-se como um espaço essencial para o fortalecimento do debate sobre diversidade e direitos culturais no Tocantins.

Carmelio de Sousa Lima, coordenador metodológico do Regional Norte, destacou a relevância da discussão promovida pelo evento. “Foi muito bom, principalmente por abordar essa temática LGBTQIA+. É essencial discutir esse assunto para que as pessoas percebam que são indivíduos que ocupam o mesmo espaço social. O evento mostrou que precisamos continuar trazendo essa pauta, pois a diversidade não pode ser motivo para exclusão. A interação do público foi muito positiva e sinaliza que devemos seguir promovendo esse debate”, afirmou.

O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da FETAC, Kaká Nogueira, parabenizou a realização do evento. “A cultura tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Este encontro reforça o compromisso  do Comitê de Cultura no Tocantins, por meio da FETAC, e de todos os parceiros com a valorização da diversidade. A participação ativa do público e dos agentes culturais demonstra que estamos no caminho certo, promovendo espaços de discussão e aprendizado que impactam positivamente nossas comunidades”, destacou.

A FETAC, responsável pela coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins, segue atuando em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) para a implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) no estado. A iniciativa também conta com a colaboração da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), entre outros parceiros.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Deputado Vicentinho Júnior e prefeito Eduardo Siqueira Campos articulam recursos para Palmas em agenda em Brasília

O deputado federal Vicentinho Júnior e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, estiveram reunidos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *