Últimas Notícias

Prefeitura lança programação oficial do Carnaval de Gurupi 2024 com 42 atrações nacionais e regionais

A cidade de Gurupi já está em clima de festa, à medida que se aproxima o tão aguardado Carnaval. Reconhecido como a melhor folia do Norte do Brasil, o Carnaval de Gurupi atrai milhares de turistas de diversas regiões do país. Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançou a programação oficial do evento no Centro Cultural Mauro Cunha. São sete atrações nacionais e mais 35 bandas regionais confirmadas para animar os foliões entre os dias 09 e 13 de fevereiro.

Abrangendo uma ampla variedade de estilos musicais, como Axé, Sertanejo, Seresta, Samba, Funk, Forró, entre outros, a Prefeitura de Gurupi anunciou as atrações nacionais: Jammil, Magníficos, Evoney Fernandes, Terra Samba, MC Jacaré, Naiara Azevedo e Tatau.

A prefeita Josi Nunes expressou seu entusiasmo para a realização de mais um Carnaval na cidade, afirmando que a festa deste ano será ainda maior que a do ano passado. Ela também ressaltou que a cidade está se preparando para receber milhares de turistas, fortalecendo a tradição e a economia local. “Estou muito animada com a programação do Carnaval de Gurupi 2024. Será uma festa incrível, ainda maior e mais animada que a do ano passado. Estamos preparando tudo com muito carinho e dedicação para proporcionar momentos inesquecíveis aos foliões e turistas que escolheram nossa cidade para celebrar o Carnaval”, disse a prefeita.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, enfatizou o compromisso da gestão em garantir uma festa animada e segura para todos os participantes. “Estamos dedicando todos os esforços para que o Carnaval de Gurupi seja uma celebração inesquecível. Queremos oferecer aos foliões gurupienses e visitantes uma festa alegre, colorida e, acima de tudo, segura. Estamos trabalhando para que todos possam aproveitar ao máximo esse momento especial”, afirmou a secretária.

O lançamento reuniu autoridades locais, vereadores, empresários, músicos, representantes de blocos e contou com muita batucada com a participação da banda Amigos do Samba e a simpatia da Rainha do Carnaval 2023, Claudenira Almeida.   

Local e estrutura

O Carnaval de Gurupi 2024 será realizado na Avenida Pará, próximo ao Centro Administrativo da UnirG. Uma grande estrutura será montada no local, abrangendo arquibancadas, camarotes empresariais, camarote oficial, camarote da imprensa, túnel, praça de alimentação coberta, banheiros químicos, disciplinadores, além de pontos de apoio para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Secretaria Municipal de Saúde e demais colaboradores da organização.  

Investimento e desenvolvimento econômico

Serão investidos R$ 4 milhões no Carnaval de Gurupi 2024. A expectativa da Prefeitura de Gurupi é promover uma grande movimentação econômica na cidade, principalmente nos setores ligados ao turismo, como rede hoteleira, bares, restaurantes, distribuidoras, entre outros.  

O empresário Cristiano Pisoni, presente no evento de lançamento da programação, parabenizou a organização pela estrutura planejada e destacou a importância do Carnaval para a economia local. “O Carnaval de Gurupi é um evento que movimenta a cidade, aquece a economia local e fomenta o desenvolvimento econômico. Estamos felizes em participar desse momento e contribuir para o crescimento da cidade”, declarou Pisoni.

Matinês e Som Automotivo

As tradicionais Matinês já são marcas registradas no Carnaval de Gurupi. E para 2024 contam com novidades, como a mudança no local. Neste ano, as Matinês serão realizadas no próprio circuito da folia na Avenida Pará e contarão com a participação de bandas regionais e Som Automotivo. Nos dias 10, 11 e 12 ocorrerão as matinês.

Nos mesmos dias, também serão realizadas as Matinês Infantis no Parque Mutuca, que serão recheadas de atrações musicais e lúdicas para animar a criançada.

Segurança

O quesito segurança é um dos motivos que fazem o Carnaval de Gurupi ser reconhecido como o Melhor do Norte do Brasil. Em sintonia com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura está atendendo a todas as orientações e recomendações dos órgãos de segurança para proporcionar uma festa segura.

O comandante do 4º BPM, Ten. Cel. Wesley Costa, garantiu que o policiamento será reforçado. “Estaremos com reforço no efetivo, através do apoio do nosso Comandante-Geral, Márcio Barbosa, para garantir um Carnaval seguro, onde as pessoas possam se divertir com tranquilidade. Estaremos todos os dias no circuito de Carnaval, mas também por toda a cidade com policiamento. A comunidade pode contar conosco”, frisou.

Representando o 3º Batalhão dos Bombeiros Militar, o Sgt. Oliveira Santos, destacou o alinhamento com a organização para garantir um evento seguro. “Estamos em alinhamento com a Prefeitura e os Blocos para conseguirmos prestar um serviço de qualidade e uma estrutura adequada para atender as necessidades dos foliões. É fundamental essa programação antecipada com os projetos para preservarmos a integridade física dos foliões, tudo para que aproveitem com segurança”, disse.  

Bandas regionais

Valorizar os artistas locais também é prioridade da prefeita Josi Nunes e reafirmando esse compromisso, a gestão ampliou o número de bandas regionais confirmadas para o Carnaval deste ano, somando 35 atrações. A cantora Deusa Pinheiro externou sua expectativa para mais uma participação. “O Carnaval de Gurupi é uma grande vitrine, pois participam pessoas de várias partes do Brasil, uma excelente oportunidade para mostrarmos nosso trabalho, e ficamos gratos com essa valorização. A expectativa é a melhor possível e estamos prontos”, afirmou.

Blocos

Como já é tradição, no Carnaval de Gurupi 2024 não poderia faltar o desfile dos blocos, que apresentam muitas cores, coreografia, alegorias e animação. Neste ano, serão 18 salários mínimos (cerca de R$ 25,4 mil) em premiações. Em breve será divulgado no Diário Oficial do Município o edital de participação. 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta Zacarias Martins lança livro de poesias  na Escola Estadual  Engenheiro  Valdir Lins

O poeta e jornalista gurupiense Zacarias Martins, contemplado com recursos pelo Edital Estadual da lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *