Por Zacarias Martins
Na quinta-feira, 24, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino e o secretário Municipal de Educação, André Goveia, realizaram no plenário da Câmara municipal, a solenidade de posse dos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino.
O secretário de Educação, André Goveia, explicou que conforme rege a Lei 14.113/2020 (Lei do FUNDEB), no Art. 14, que dispõe sobre o provimento do cargo de gestores de educação, onde deverá ser adotados critérios técnicos de mérito e desempenho ou a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar
dentre os candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho.
Goveia ainda destaca que em cumprimento a Lei Federal, a Prefeitura de Tocantínia, instituiu o Decreto Municipal n°089, de 15 de setembro de 2022, que dispõe sobre todo o processo de seleção, e, logo após, lançou-se a Portaria n° 007, de 30 de janeiro de 2023, para determinar os agentes públicos responsáveis pelo desenvolvimento dos procedimentos e cronograma do processo de seleção.
Já o prefeito Manoel Silvino fez questão de frisar que esta é a primeira vez que uma gestora mulher indígena é nomeada à gestão educacional. “É um importante marco, pois todos os diretores passaram por um processo de seleção democrático e técnico”, finalizou o prefeito.
Empossados
– Simone de Jesus Silva, Escola Municipal Antônio Benvindo da Luz;
– Sueli Borges Lima – Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Hilário Ribeiro;
– Jucilene Martins Louzeira – Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro;
– Jacira Sekwahidi de Brito Xerente – Escola Municipal de Educação Infantil Indígena Simsari;
– Maria Eliza Souza Moura – Escola Municipal Ana Alves Brito (Povoado de Palminha);
– Nilton Nonato da Costa Gomes – Escola Municipal Benvindo Souza Luz (Assentamento Água Fria II).
,