Últimas Notícias

Hospital Dom Orione completa 47 anos de missão

Por Rodrigo Martins

Um dos maiores complexos hospitalares do Norte do Brasil completa 47 anos neste domingo, 16 de julho. Ao longo de sua história, o Hospital Dom Orione se consolidou como referência em excelência na área da saúde. Com uma grande infraestrutura, equipamentos de ponta e profissionais qualificados, a instituição, situada em Araguaína, proporciona atendimento de alto nível para a população do Tocantins e região.

O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica, pertencente à Pequena Obra da Divina Providência, fundada por São Luís Orione, presente em mais de 30 países. A filantropia é caracterizada pela oferta de mais de 60% de seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento beneficia pacientes de todo o Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão.

Padre Bruno Rodrigues, diretor presidente do Hospital Dom Orione, explica que a instituição, inaugurada oficialmente em 1976, carrega uma história de missão e desbravamento, iniciada na década de 50 com os missionários orionitas. “Um trabalho que começou de forma simples, numa época em que o então Norte Goiano não tinha oferta de serviços de saúde para a população”, explica.

“Com essa simplicidade e com o espírito missionário de religiosos, leigos e profissionais da saúde, aos poucos o trabalho foi sendo ampliado. Hoje o Hospital Dom Orione é uma instituição consolidada, referência em diversas especialidades, com um volume de pacientes que gira em torno de 25.000 por mês”, completou o diretor presidente.

Alta Complexidade
Dentre os atendimentos realizados, destacam-se os procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias cardiovasculares, endovasculares, neurológicas e embolizações. A primeira cirurgia cardíaca do Tocantins foi realizada no Hospital Dom Orione. O serviço de Hemodinâmica também é o primeiro do Estado.

Em 2022, o Hospital Dom Orione firmou um novo convênio com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins para a realização de procedimentos cardíacos. Com o serviço ofertado pelo Dom Orione, foi possível zerar a fila de espera por esse tipo de procedimento na região Macro Norte.

Obstetrícia
A maternidade é o setor do Hospital Dom Orione que mais atende pelo SUS. Por mês são realizados em média 550 partos, sendo mais de 90% para pacientes SUS. A instituição promove o Parto Humanizado e carrega consigo o selo “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde e UNICEF para as instituições que seguem os “10 Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”.

Economia
Além de sua relevância nos serviços de saúde, o Hospital Dom Orione também tem grande contribuição na economia e geração de empregos. A unidade emprega atualmente mais de 1.300 profissionais que atuam nas áreas de apoio, administrativa e assistencial.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Em Luzimangues, Vicentinho Alves declara apoio incondicional a pré-candidatura à prefeito de Antonio Andrade, “somos um time”

Numa demonstração de parceria política voltada ao progresso de Porto Nacional, o deputado federal Vicentinho …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *