Últimas Notícias

Acadêmicos da UMA de Tocantínia têm audiência com a secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins

Por Zacarias Martins

Nesta segunda-feira, 26, professores e acadêmicos da UMA – Universidade da Maturidade – Polo Indígena de Tocantínia, que é a primeira turma indígena do Brasil, um projeto em parceria entre a Universidade Federal do Tocantins e a Prefeitura de Tocantínia, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação – Semed, participaram de uma audiência na sede da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, em Palmas.

A comitiva de Tocantínia foi recebida pela titular da Pasta, a secretária Narubia Werreria, para um momento de interação, escuta e apresentação do projeto.

Presenças

Estiveram presentes professores da UMA Palmas, Mestranda Núbia Brito, Doutorando Marlon e Doutorando Wesquisley Vidal, bem como, o secretário municipal de Educação em Tocantínia o Professor André Goveia, além de professores do Polo Indígena da Universidade da Maturidade em Tocantínia Leonardo Sampaio Baleeiro Santana, Armando Sõpre, Manoel Xerente, Marcos Aurelio Xerente, Samuel Marques, a coordenadora da UMA em Tocantínia Aragoneide Martins, bem como, os acadêmicos anciãos Valdeciano Xerente e Iraci Xerente.

Na oportunidade, a professora Núbia Brito fez uma explanação sobre a UFT/UMA e o Polo Indígena de Tocantínia, abordando o processo educativo para o envelhecimento humano.

Sobre o Projeto UFT/UMA

Já o professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, destacou a metodologia de ensino desenvolvida na UFT/UMA e os objetivos desse Projeto de Extensão no município.

“O projeto da UFT/UMA nasce da necessidade de valorizar e sistematizar o conhecimento da cultura akwê por meio dos anciãos que são as bibliotecas vivas e trazem todo o legado e riqueza destes povos de forma que este mesmo conhecimento seja inserido dentro do currículo escolar dos alunos”, asseverou André Goveia.

Os acadêmicos da Universidade da Maturidade em Tocantínia, o ancião Valdeciano Xerente e Iraci Xerente relataram sobre a importância da Secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins em recebê-los em seu gabinete, ressaltando que “esse encontro representa um marco para o fortalecimento da cultura Akwe Xerente”.

Também falaram os professores Marcos Aurélio Xerente, Leonardo Sampaio e Manoel Xerente. Eles discorreram sobre a importância das aulas da UMA para o povo Akwe Xerente que colocam em evidência toda a gama de conhecimentos e componentes da cultura que precisam ser cuidados e preservados.

Emoção

Durante esse encontro, a secretária Narubia Werreria disse que ficou emocionada com a participação e as explanações do povo Akwe Xerente, e que está à disposição para apoiar esse projeto educacional. A secretária disse que iria providenciar uma reunião técnica para tomada de providências nesse sentido, e, inclusive, convidou a UFT/UMA, bem como, e o polo indígena de Tocantínia, para integrar um grupo de pesquisa para o fortalecimento cultural indígena.

“Estamos diante de um dos maiores, senão, o maior projeto de valorização do envelhecimento humano com o povo indígena. É primordial que façamos a sistematização dos saberes dos anciãos em favor da preservação cultural e ambiental” , afirmou Narubia.

Entrega de presentes

Ao final do encontro, o secretário André Goveia, representando a Prefeitura de Tocantínia, a Dra. Neila Osório e o Dr. Luís Sinésio Neto, entregou à secretária Narubia, um cofo com a Coletânea Leitura Viva da Educação Infantil e Ensino Fundamental, contendo produções de estudantes indígenas Xerente. A secretária recebeu, ainda, um belo quadro trabalhado em capim dourado, com a foto de uma poesia com o título Povo Akwe, e que foi produzida pelos próprios acadêmicos do Polo Indígena da Universidade da Maturidade, em Tocantínia. 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Escola Municipal Professor Constantino Pedro realiza ação ambiental em Tocantínia

Foi a 12ª Ação do Projeto Raízes Verdes com Distribuição de Sementes Sustentáveis  Por Zacarias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *