A Galeria Legado, um dos destaques da CASACOR Tocantins 2024, mergulha na rica história da arte tocantinense, honrando os artistas e artesãos que moldam a identidade cultural da região.
Sob a curadoria dos designers de interiores Renata Brum e Paulo Marques, o espaço reúne obras de mais de 30 nomes (lista abaixo) e apresenta uma jornada visual que atravessa gerações e expressões artísticas, desde saberes ancestrais até manifestações contemporâneas.
Cada estação da galeria conta uma história única, refletindo tradições e criatividade dos povos quilombolas, ribeirinhos, povos originários, negros, caboclos e artistas populares até chegar nos artistas contemporâneos.
A expografia não apenas destaca a estética da arte cotidiana,mas também incorpora fotografias documentais, que amplificam o valor do povo e da cultura do Norte.
“A Galeria Legado é mais do que uma exposição: é um testemunho vivo do legado cultural que esses artistas deixam para as futuras gerações, bem dentro da proposta do tema deste ano da CASACOR, que é ‘De presente, o agora’. Então, toda curadoria que fizemos foi neste sentido”, explica Paulo Marques.
“Depois do processo de curadoria, de mais de três meses, pensamos na expografia, melhor forma de expor os objetos para contar essa história. E viemos desenhando essa trajetória. Quem são os artistas precursores do Tocantins? São os povos originários, quilombolas e assim vai. Todos, no seu cotidiano, estão fazendo arte. Essa galeria é um convite para que os visitantes reconheçam, divulguem e valorizem a riqueza artística que está ao nosso redor, muitas vezes invisível aos olhos menos atentos”, enfatiza a curadora Renata Brum, que colabora em outros projetos ligados à divulgação do trabalho artístico e artesanal no estado e hoje responde pela setorial de artesanato dentro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas (CMPC).
Além de enaltecer os processos criativos dos artistas para criação de utensílios para uso cotidiano, para rituais ou simplesmente com fins estéticos e decorativos, a proposta da galeria também foi pensada para destacar a sustentabilidade no início, meio e fim do percurso.
Na entrada o letreiro Legado foi produzido por material reciclado, assim como as prateleiras que trazem as peças dos ceramistas do estado, feitas de engradados de Coca-Cola pelo projeto Artesanato Sustentável, de Lajeado. E ao final da galeria, uma obra reflexiva une fotografia e projeção de dados sobre as questões ambientais do Norte e nos faz refletir: qual é o Legado que queremos deixar para as futuras gerações.
Quem compõe a galeria:
Fotografia
Emerson Silva .Tharson Lopes . Edson Lopes (in memoriam). Maria Júlia Daniel . Yasmine Nery
Artesanato
Projeto Artesanato Sustentável de Lajeado
Márcio Bello
Renato Moura
Mônica Ribeiro da Silva
Maria Elza Oliveira
Maria do Carmo Silva
Wanderley Batista
Sirlene de Jesus Barros
Lucrécia Banto Filho
Joedna Lima
Wanessa Cruvinel
Maria Gomes Monteiro
Myixa Iny (in memoriam)
Iraci Krukuane Xerente
Cleidiane Brunisdi Calixto Xerente
Hirêki da Mata de Brito Xerente
Artes visuais
Ivã Volpi
Marcos Dutra
Vinicius Alcerte Luiz
Cláudio Ferreira
Ronan Gonçalves
Txibiê Karajá
Narubia Werreria
Winny Tapajós
Luisa Sponholz
Lara Faez
Espaço Nulo (Elpídio de Paula e Lero)
Aloisam (Laís de Freitas)
Leoa do Norte (Sara Gomes)
Omanna Arte (Mariana Castro)
Maria das Graças Monteiro