Últimas Notícias

Professor André Goveia ministra aula especial no polo indígena da Universidade da Maturidade, em Tocantínia

Por Zacarias Martins

Com o tema “Literatura Indígena Xerente com foco no gênero poesia”, o professor e poeta André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, ministrou uma aula especial neste sábado, dia 10, para os acadêmicos da Universidade da maturidade – UMA, no Polo Indígena Xerente, localizado na Aldeia Porteira.

Após o processo de escuta das autoridades Akwe Xerente.  como anciãos, vice cacique, pajé e líderes da comunidade sobre os saberes do povo Akwe de forma especial do trançado da palha de buriti e capim dourado, houve a construção pelos acadêmicos com a orientação do professor André de uma poesia com o título Viva o povo Akwe!

Essa turma da Universidade da Maturidade, faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia-  Semed,  que leva educação e atividades extracurriculares para pessoas idosas. Todo o conteúdo das aulas foi adaptado para a realidade cultural deles. Esse polo de ensino. Além desse polo indígina,  o município conta  com um polo urbano da UMA e outro no Assentamento Água Fria II.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Secretaria da Educação de Tocantínia é contemplada com livros do Itaú Social

Por Zacarias Martins Fotos: Higor BatistaMais uma importante ação   que integra o Projeto Leitura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *