Últimas Notícias

Dom José Moreira é Recebido como o quinto Bispo Diocesano de Porto Nacional

Dom José Moreira da Silva, quinto Bispo Diocesano de Porto Nacional – TO, foi recebido na tarde de ontem (16), na sua nova Diocese. A recepção teve início no Posto do Trevo (Saída para Palmas), com uma grande carreata até a Praça do Centenário, onde aconteceu a recepção das autoridades civis: dentre elas o Vice-Governador do Estado do Tocantins, Laurez Moreira, o Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, Primeira Dama, Keila Maciel e Rosângela Macenas, Representante da Câmara de Vereadores e Ex. Prefeito Otoniel Andrade, também fez a composição da mesa de honra, o Arcebispo de Feira de Santana – BA, Dom Zanoni Castro, Pe. Patrick Samuel, Assessor da CNBB e Pe. Jorge da Arquidiocese de Belo Horizonte.

As autoridades civis destacaram a alegria de recepcionar um filho da terra: “Dom José Moreira para nós é motivo de muita alegria, receber um tocantinense, sendo o primeiro bispo desse Estado, estamos aqui para nos colocar a disposição, o senhor conhece as necessidades pastorais porque passou por grandes cidades dessa Diocese”. Após o momento cívico, o bispo seguiu em caminhada com os fiéis para a Catedral, onde foi recebido pelo Pároco Pe. Eldinei Carneiro e demais autoridades eclesiásticas. Na sua fala, o Pe. Eldinei destacou: “Dom José Moreira onde está o bispo está a igreja, desejamos que o seu ministério seja fecundo, segundo Santo Afonso o bispo tem que ser Pai (Acolhe), Juiz (ajuda a discernir), Médico (Oferece o remédio da alma) e Mestre (Nas coisas sagradas), bendito o que vem em nome do Senhor”. O Pe. Douglas Aires falou em nome do Clero: “Estamos aqui para caminharmos juntos e construir o caminho da unidade, Dom José Moreira essa Diocese lhe acolhe com muito carinho”.

Na sua fala,  Dom José Moreira frisou:” “Estou chegando com o coração muito aberto, desejo percorrer o caminho da sinodalidade, quero caminhar com esse clero jovem, lembrando sempre esses dois servos de Deus, Dom Alano e Pe. Luso, agradeço profundamente essa linda recepção”. O Bispo Emérito de Porto Nacional Dom Geraldo Gusmão também esteve presente, os Monsenhores, Jones Pedreira e Juraci Cavalcante, também o Chanceler, Pe. Heldeir Gomes e grande parte do clero.

Após a acolhida da Catedral, que foi marcada pelos lindos cânticos marianos e a entronização da imagem de Nossa Sra das Mercês. O evento teve a cobertura do Portal Porto Mídia, TVN (Canal 29), Rádio Porto FM e as Redes Sociais da Catedral.

Perfil de Dom José Moreira

Dom José Moreira da Silva nasceu em Ponte Alta do Tocantins (TO). Cursou Teologia e Filosofia no Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora (MG). Sua diocese de origem é Porto Nacional, onde desenvolveu seus trabalhos pastorais na condição de presbítero. Sua ordenação presbiteral se deu em 17 de janeiro de 1982.

Foi nomeado bispo de Januária em 12 de novembro de 2008, pelo então Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal foi em 17 de janeiro de 2009 na Catedral Diocesana de Porto Nacional, tendo como bispo ordenante o então Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.

Desde o ano de 2015 é bispo referencial da Cáritas Regional Minas Gerais e escolheu como lema episcopal “Misericordia in veritate” (Misericórdia na verdade).

Durante o ato solene, as chaves da cidade de Porto Nacional foram entregues ao Reverendo Dom José Moreira

Sobre Iran Franca

Veja Também

Antonio Andrade e Ricardo Ayres se reúnem para discutir assuntos de interesse da população portuense

“Estou confiante no futuro promissor de Porto Nacional, e empolgado pelo que podemos construir juntos”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *