Memórias de Antônia, livro de autoria do escritor Giovanni Salera Júnior, foi lançado no dia 12, em Palmas, e traça a trajetória de vida da matriarca da família Lourenço Mesquita.
Dona Antônia é natural de Itapuranga (GO), viveu sua infância em Uruana-GO e mora há 27 na capital do Tocantins. Viúva, mãe e católica fervorosa, é devota de Nossa Senhora e tem como padroeiro São Pedro.
Uma mulher forte, generosa e hospitaleira, que recebe a todos com enorme disposta, bem humorada e preocupada em acolher bem. Seu pão de queijo é impossível recusar.
Se há algo que representa sua trajetória de vida, é a bagagem adquirida em toda essa longa caminhada, histórias que dona Antônia conta com muita lucidez e simpatia.
A data do lançamento do livro biográfico de dona Antônia foi propositalmente escolhida para marcar, com chave de ouro, a comemoração de seus 76 anos de idade, por sinal, muito bem vividos.
O palco do lançamento foi a residência de sua filha, a odontóloga Rosilene Mesquita do Couto e seu esposo, o também odontólogo Wellington Santos do Couto, tendo a presença de um seleto grupo de amigos, familiares, filhos, netos e bisneta, além do padre Waldeon Reis de Azevedo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Taquaralto, que fez questão de marcar presença ao acontecimento para abençoar o lançamento da obra e a aniversariante biografada.
Sobre a obra, Giovanni Salera Júnior, afirma não se tratar de um romance feito simplesmente para entreter, pois possui propósitos mais nobres. “Serve como guia, inspiração e motivação para aqueles que se encontram desanimados e desesperançosos diante das muitas circunstâncias difíceis que surgem no cotidiano de uma família, no matrimônio e nas relações interpessoais”, assevera o biógrafo.