Últimas Notícias

Hospital Dom Orione inova em técnica de trombectomia mecânica

Por Rodrigo Martins 

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Dom Orione segue inovando em segurança e tecnologia na saúde. No dia 17 de outubro, a instituição realizou a primeira trombectomia mecânica do Tocantins com uso de técnica combinada de sistema de aspiração e dispositivo de retirada de trombo.

O diretor técnico, Dr. Arnaldo Alves Nunes, destaca que na busca constante pela excelência em seus serviços, o Hospital Dom Orione trabalha sempre amparado em três pilares. “Para que nossos pacientes tenham sempre o melhor atendimento, o hospital oferece uma estrutura física moderna, equipamentos tecnológicos avançados e os melhores profissionais da área da saúde”, frisou.

A trombectomia mecânica foi realizada no Centro de Hemodinâmica do Hospital Dom Orione, em um paciente com quadro grave de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Popularmente conhecido por derrame, o AVC isquêmico ocorre quando há um bloqueio em uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro. O tratamento imediato reduz os riscos de danos cerebrais e outras complicações mais graves, possibilitando uma maior chance de recuperação.

Procedimento cirúrgico inovador, a trombectomia é usada para remover coágulos sanguíneos de artérias e veias. Para a realização da cirurgia pioneira no Tocantins, o Hospital Dom Orione reuniu três especialistas, o radiologista intensivista Expedito Aguiar Bacelar Junior, o neurocirurgião Jose Roberto Lopez Rivero e o intensivista Jorge Patrick Oliveira Feliciano.

Além da infraestrutura do Centro de Hemodinâmica e de sua equipe multiprofissional, para o sucesso do procedimento o Hospital Dom Orione disponibilizou um dos equipamentos mais modernos no país, presente em poucas instituições. O sistema de aspiração Universal AXS possui tecnologia de vácuo de última geração para avançar a aspiração de trombo na neurovasculatura.

Dr. José Roberto explica que o equipamento disponibilizado pelo Hospital Dom Orione conta com um aspirador específico que permite regular a pressão e retirar os coágulos com mais eficácia, o que pode melhorar os resultados e evitar danos maiores ao paciente. O sistema retém o coágulo para uma identificação rápida e segura do trombo aspirado.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Cerca de 70 mil crianças nasceram no Dom Orione nos últimos 10 anos

Por Rodrigo Martins O Hospital Dom Orione, maior instituição filantrópica de saúde do Tocantins e a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *