Por Zacarias Martins
A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, de 27 a 30 de junho, mais uma etapa dos encontros de diálogos formativos que teve como público-alvo os profissionais da Rede Municipal de Educação.
Os diálogos formativos que aconteceram nas dependências da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, teve o suporte técnico da empresa Farol do Saber, e contou já no primeiro dia de sua realização, com a oficina de “Relações Interpessoais, acolhimento emocional e pedagógico aos estudantes”, ministrada pela professora Maria do Rosário Dias Rodrigues.
Já na terça-feira, 28 e na quarta, 28, a professora Eusamar Araújo de Sousa abordou o tema: “Planejamento e execução do novo Fundeb: Gestão compartilhada de recursos: gestão de recursos financeiros destinados às Associações Escolares; Gestão de pessoas e o impacto na qualidade do processo de ensino e aprendizagem”.
Nos dias 29 e 30 de junho, o professor Marcos Irondes Coelho fez uma abordagem sobre a “Proposta do currículo da Educação indígena, reorganização Curricular BNCC/PCT-TO”.
“Esse é um período de grandes transformações, onde os alunos passam por diversas mudanças relacionadas ao seu desenvolvimento físico, emocional e social. O mundo mudou e a educação segue nesse caminho com uma nova abordagem, com metodologias mais ativas para aulas mais interativas e ferramentas pedagógicas diferentes. Nós precisamos estar abertos aos novos conhecimentos”, avaliou o professor André Goveia, secretário municipal de Educação de Tocantínia.
André Goveia destaca ainda que a formação representa um investimento da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “As temáticas são planejadas de acordo com as demandas elencadas pela rede de ensino. Esse aprimoramento permite a reflexão das práticas educacionais e potencializa a excelência na educação municipal”, ressaltou o secretário.
Credenciais dos formadores
A professora Maria do Rosário Dias Rodrigues faz Mestrado, é Pedagoga, especializada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior.
Já a professora Eusamar Araújo de Sousa é graduada em Pedagogia pela Unitins, especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira e Mestranda em Educação, pela UFT.
O professor Marcos Irondes Coelho é Doutorando em Educação na Amazônia e Mestre em Educação pela UFT. Graduado em Pedagogia pela Unitins. É Professor da Educação Básica da Seduc/TO., e Coordenador Estadual do Programa de Apoio à Implementação da BNCC (ProBNCC)