Últimas Notícias

Prefeitura de Gurupi realiza entrega de carteira do idoso nesta quarta-feira

Na manhã desta segunda-feira 7, o escritor, jornalista e produtor cultural Zacarias Martins realizou uma Roda de Conversa com alunos da Escola Municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho, seguindo, ainda, do lançamento da 4ª edição do seu livro de crônicas “Histórias da História de Gurupi” (Editora Veloso), obra essa que já foi indicada por duas vezes para o exame do vestibular da Universidade de Gurupi (UnirG).

Essa ação de Zacarias Martins, integra o seu projeto contemplado pelo Prêmio Gurupi Aldir Blanc (Inciso III) nº 003/2021 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi, Prefeitura Municipal de Gurupi, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, como parte das ações de emergência cultural de Lei 14.017/2020.
Referência
A diretora da Escola Municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho, Tania Mara Teixeira Campos falou sobre a importância de se trazer o escritor para o universo educacional. “A presença de uma escritor renomado como Zacarias Martins em nossa unidade escolar, nos enche de muita alegria e permite um contato mais próximo de nossos alunos com esse escritor, grande referência da literatura tocantinense”, destacou.

Temática clara e realista
Já a professora Áurea Sampaio, que ministra aulas de Língua Portuguesa para os alunos da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, disse que a presença de Zacarias Martins na sua escola foi um momento memorável, especialmente, para os seus alunos.
“A obra de Zacarias Martins nos oferece temas de maneira clara e realista. Sua importância vai que além de nos permitir trabalhar o gênero crônica, trabalhamos, também, o humor no decorrer de todo o livro”, afirmou a professora Áurea, ao lembrar que desenvolve trabalhos de ensino aprendizagem com o livro de Zacarias Martins, desde 2007, e que ao levar para o aluno suas crônicas bem humoradas, leva-se também ao conhecimento de histórias desconhecidas de Gurupi.

E conclui: “Martins não é só um dos principais poetas contemporâneos do nosso Estado é, também, um cronista que traz uma linguagem acessível ao leitor. Para nós, professores, divulgar as obras dos escritores tocantinenses dentro da rede municipal de educação é de grande importância”, afirmou a professora.

Sobre o escritor
Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é jornalista profissional, formado pela UnirG, e também, produtor cultural e escritor premiado. Já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Também integra os quadros da Academia Tocantinense de Letras, Academia Gurupiense de Letras e Academia Paraisense de Letras, dentre outras.
 

Sobre Iran Franca

Veja Também

Emenda parlamentar de Antonio Andrade garante R$230.000 para custeio da Saúde em Presidente Kennedy

Este ato irá fortalecer as iniciativas voltadas para a melhoria do sistema de saúde local …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *