Últimas Notícias

Em Goiás, governador Wanderlei Barbosa participa da inauguração do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro Oswaldo Stival e Edith

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesse sábado, 5, da inauguração do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro Oswaldo Stival e Edith, localizado em frente à Praça Matriz, em Nova Veneza (GO).

O Governador destacou que não poderia deixar de prestigiar um momento tão importante para a família que tanto contribui para o desenvolvimento econômico de Goiás e do Tocantins. “O Tocantins valoriza a história e o trabalho feito por essa família.

Da mesma forma que sua família fez por Nova Veneza, os seus filhos têm feito pelo Tocantins. Oswaldo é um grande empreendedor do nosso Estado, quando ele me convidou para estar aqui testemunhando esse momento importante da família, eu fiquei muito feliz em nome da população tocantinense que recebe a família Stival como empreendedora do nosso território. Eu vim para parabenizá-los por esse monumento na cidade e para agradecer por tudo o que tem feito pela população goiana e tocantinense, pelos empreendimentos que fazem gerando oportunidades de emprego e o crescimento econômico do nosso Estado”, afirmou Wanderlei Barbosa.

O Governador estava acompanhado do senador, Eduardo Gomes; da deputada federal, Dorinha Seabra; do deputado estadual, Olyntho Neto; do ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; e da desembargadora Ângela Prudente.

Resgate histórico-cultural
O monumento cuja face principal é uma reprodução do Palazzo Ducale, ícone da cidade de Veneza, na Itália, e a outra representa as edificações típicas e charmosas dos canais venezianos, passa a abrigar a sede do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival & Edith. A edificação promete ser um novo marco turístico em âmbito nacional, reforçando a identidade do município de Nova Veneza e suas origens italianas.
A iniciativa é da família de Edith e Oswaldo Stival, idealizadores e criadores do Festival Italiano de Nova Veneza. O casal é descendente direto dos primeiros italianos que chegaram à região em 1912 e deram origem à colônia dos italianos.

“Meu avô nasceu na Itália e veio para o Brasil no final do século XIX. Depois de trabalhar em terras em São Paulo e Minas Gerais, juntamente com outros italianos, compraram a terra aqui em Goiás, onde seria seu novo lar”, relembrou Oswaldo Stival.

O instituto é mais uma contribuição da família para tornar permanente e concreto o compromisso que têm com o resgate da história e a propagação do legado cultural da Itália. Afinal, Nova Veneza é hoje a maior representação da imigração italiana no centro-oeste brasileiro, com mais de 60% de seus moradores sendo descendentes.

A obra durou dois anos desde a concepção até a execução. A concepção do projeto, a direção criativa e a direção executiva foram lideradas por um filho e um neto do casal, respectivamente o agroindustrial Edwaldo Peixoto Stival e o médico Alessandro Stival.

“O edifício foi concebido para ser um atrativo turístico permanente não só pela cenografia italiana, mas também por um exclusivo e inédito show de luzes e músicas italianas, que estão previstos para ocorrerem semanalmente às sextas, sábados e domingos. Nos inspiramos nos espetáculos dos parques da Disney e no Show das Águas que acontece no Hotel Bellagio em Las Vegas”, destacou o co-idealizador da obra e filho de Oswaldo Stival, Edwaldo Stival.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Prefeito eleito Eduardo Siqueira apresenta projetos prioritários para Palmas ao Ministro Alexandre Padilha

Ainda no início da noite desta quarta-feira, 13, o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *