Últimas Notícias

Em Goiás, governador Wanderlei Barbosa participa da inauguração do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro Oswaldo Stival e Edith

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesse sábado, 5, da inauguração do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro Oswaldo Stival e Edith, localizado em frente à Praça Matriz, em Nova Veneza (GO).

O Governador destacou que não poderia deixar de prestigiar um momento tão importante para a família que tanto contribui para o desenvolvimento econômico de Goiás e do Tocantins. “O Tocantins valoriza a história e o trabalho feito por essa família.

Da mesma forma que sua família fez por Nova Veneza, os seus filhos têm feito pelo Tocantins. Oswaldo é um grande empreendedor do nosso Estado, quando ele me convidou para estar aqui testemunhando esse momento importante da família, eu fiquei muito feliz em nome da população tocantinense que recebe a família Stival como empreendedora do nosso território. Eu vim para parabenizá-los por esse monumento na cidade e para agradecer por tudo o que tem feito pela população goiana e tocantinense, pelos empreendimentos que fazem gerando oportunidades de emprego e o crescimento econômico do nosso Estado”, afirmou Wanderlei Barbosa.

O Governador estava acompanhado do senador, Eduardo Gomes; da deputada federal, Dorinha Seabra; do deputado estadual, Olyntho Neto; do ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; e da desembargadora Ângela Prudente.

Resgate histórico-cultural
O monumento cuja face principal é uma reprodução do Palazzo Ducale, ícone da cidade de Veneza, na Itália, e a outra representa as edificações típicas e charmosas dos canais venezianos, passa a abrigar a sede do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival & Edith. A edificação promete ser um novo marco turístico em âmbito nacional, reforçando a identidade do município de Nova Veneza e suas origens italianas.
A iniciativa é da família de Edith e Oswaldo Stival, idealizadores e criadores do Festival Italiano de Nova Veneza. O casal é descendente direto dos primeiros italianos que chegaram à região em 1912 e deram origem à colônia dos italianos.

“Meu avô nasceu na Itália e veio para o Brasil no final do século XIX. Depois de trabalhar em terras em São Paulo e Minas Gerais, juntamente com outros italianos, compraram a terra aqui em Goiás, onde seria seu novo lar”, relembrou Oswaldo Stival.

O instituto é mais uma contribuição da família para tornar permanente e concreto o compromisso que têm com o resgate da história e a propagação do legado cultural da Itália. Afinal, Nova Veneza é hoje a maior representação da imigração italiana no centro-oeste brasileiro, com mais de 60% de seus moradores sendo descendentes.

A obra durou dois anos desde a concepção até a execução. A concepção do projeto, a direção criativa e a direção executiva foram lideradas por um filho e um neto do casal, respectivamente o agroindustrial Edwaldo Peixoto Stival e o médico Alessandro Stival.

“O edifício foi concebido para ser um atrativo turístico permanente não só pela cenografia italiana, mas também por um exclusivo e inédito show de luzes e músicas italianas, que estão previstos para ocorrerem semanalmente às sextas, sábados e domingos. Nos inspiramos nos espetáculos dos parques da Disney e no Show das Águas que acontece no Hotel Bellagio em Las Vegas”, destacou o co-idealizador da obra e filho de Oswaldo Stival, Edwaldo Stival.

Sobre Iran Franca

Veja Também

Poeta gurupiense leva leitura e roda de conversa a estudantes da rede pública por meio de edital do Governo do Tocantins

Contemplado com o recurso de R$ 10 mil, no módulo I da categoria Linguagens Artísticas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *