Por Leontina Martins
Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, começou ontem, dia 25 e prossegue nesta sexta-feira, 26 de novembro, em Tocantínia, a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com o professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, os objetivos da etapa municipal da IV Conae são: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME), analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, bem como, os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034.
O secretário ainda destaca que o evento está servindo de espaço para reflexões e discussões, bem como, de afirmação e proposições, na busca da continuidade à uma educação de qualidade no município de Tocantínia.
“A administração municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem buscado garantir a educação como processo de possibilidades ao simples e ao nobre, ao lutador e ao esquecido, aos favorecidos e desarraigados do meio, sendo alcançados por uma sociedade que ainda sonha, busca e acredita”, afirmou André Goveia.
O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), destacou sobre a importância da qualidade da educação, da merenda escolar e da valorização dos profissionais da educação. “Nós queremos uma educação de qualidade para os nossos alunos e para isso precisamos dar infraestrutura nas escolas, incentivar e capacitar nossos profissionais em formações continuadas. Somente neste ano de 2021, garantimos importantes conquistas para os trabalhadores da educação no município”, asseverou o prefeito.
Palestrante
Na abertura do evento, aconteceu uma palestra ministrada por Carlos Eduardo Sanches, que é Mestre em Educação pela PUC-PR e doutorando em Educação pela UFPR. Foi secretário de Educação de Castro (PR), presidente da Undime Nacional e presidente do Conselho Nacional do Fundeb. Atualmente, é conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná.