A Associação dos Professores Universitários de Gurupi – ApugSsind, seção sindical do Andes-SN, realizou nesta sexta-feira, 12 de dezembro, na sede da entidade, a solenidade de posse da nova diretoria, que conduzirá o sindicato até 12 de dezembro de 2027. O ato também ocorreu em formato de assembleia geral e reuniu representantes sindicais, autoridades acadêmicas e políticas do município.
A sessão foi presidida pelo então presidente da APUG, professor Antônio Netto, que apresentou um breve balanço das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, destacando os desafios enfrentados, as conquistas obtidas e agradecendo a presença dos convidados e da categoria docente.
Estiveram presentes representantes de diversas entidades e instituições, entre eles: Lucileia Nascimento, presidente do Sisemg; Vânia Paes, diretora regional do Sintet; Walter Coelho, vereador e presidente da AsaUnirg; Maria Adriana, diretora administrativa e financeira da Fundação Unirg; Fabiano Konji, diretor do Sesduft; Márcio Carvalho, 1º secretário da Secretaria Regional Planalto do Andes-SN; A Reitoria da Universidade Unirg, representada pela reitora Jaqueline Ribeiro, pelo vice-reitor Paulo Henrique, e pelos pró-reitores Walmirton Bezerra (Pesquisa) e Káttia Ferreira (Extensão). Também participaram o vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca, e o secretário de governo, Zezinho da Lafiche, que representaram a prefeita Josi Nunes.
Durante a solenidade, todos os integrantes da mesa fizeram uso da palavra. O assessor jurídico da APUG, Rogério Machado, apresentou um panorama das principais ações conduzidas pelo setor jurídico da entidade, com destaque para a vitória por unanimidade no Tribunal de Justiça contra a tentativa da gestão municipal de implantar a lista tríplice para a reitoria da Fundação Unirg. Ele também abordou outras demandas administrativas e judiciais, incluindo ações relativas ao descumprimento de direitos, progressões e pagamentos retroativos.

Em sua fala, o professor Márcio Carvalho, representando a Regional Planalto do Andes-SN, ressaltou a importância da mobilização sindical frente à reforma administrativa, fez um resgate da reforma trabalhista e alertou para os impactos das medidas que ainda estão por vir. Segundo ele, quando a APUG se mobiliza, o Andes-SN também se fortalece, consolidando uma luta unificada em defesa dos direitos docentes em âmbito local e nacional.
Discurso de posse
Em seu discurso de posse, o novo presidente da APUG-SSIND, professor Gilberto Correia da Silva, iniciou sua fala saudando as mulheres presentes e as mulheres brasileiras que, segundo ele, enfrentam diariamente o peso do machismo, da intolerância e da covardia, em um contexto marcado pelo crescimento do feminicídio, que “escancara nossa falência social e moral”.
O presidente destacou ainda o papel histórico da entidade, que em fevereiro completa 38 anos, reafirmando a APUG como uma trincheira permanente de luta em defesa dos direitos dos docentes. Em um dos trechos mais enfáticos de sua fala, Gilberto Correia reafirmou com todas as letras que “a APUG não é puxadinho de ninguém. Não somos extensão de prefeitura, fundação ou qualquer poder. Somos como dois trilhos de trem: caminhamos paralelos, convivemos institucionalmente, com respeito, mas não nos cruzamos, não nos curvamos para que o equilíbrio social seja mantido, ainda que de forma muito desigual para a classe trabalhadora.”
Ele reforçou que a APUG tem lado definido, “o lado do trabalhador; o lado da democracia; o lado da justiça social; o lado da universidade pública, autônoma, plural e inclusiva; e o lado do Andes-SN, sindicato nacional, que expressa e representa uma categoria combativa em todo o Brasil”.
Gilberto Correia encerrou seu discurso ensejando que “todos possam sonhar juntos. E mais que isso: lutar juntos. Para construir uma Unirg melhor, mais justa, mais humana, mais democrática e verdadeiramente pública. Não apenas conforme os olhares dos gestores, mas segundo o olhar coletivo de todos e todas que fazem esta Universidade existir.”, finalizou o presidente eleito.

Nova diretoria da APUGSSIND
Diretoria Executiva
Presidente: Gilberto Correia da Silva
Vice-presidente: Ed Wilson Cesar
Primeira Secretária: Maria Leci de Bessa Mattos
Segundo Secretário: José Carlos de Freitas
Primeira Tesoureira: Alessandra Martins Correia
Segunda Tesoureira: Claudia da Luz Carvelli
Diretorias
Comunicação Social: Mirelly da Silva Ribeiro
Assuntos de Política Sindical: Adriano Fernandes Moreira
Assuntos Culturais: Mira Célia Benvenuto
Assuntos Esportivos: Lucirez Maria Leitão do Amaral
Assuntos Jurídicos: Kita Maciel
Suplentes
Paulo Izidio da Silva Rezende
Claudia Christina R. Guimarães Neri
Ellen Fernanda Klinger
Sofia Mara de Souza
Jaqueline Aparecida P. Takada
Ceila Mendonça Milhomem
Henrique Ruella Torres
Fernanda Bogarim B. Chiacchio
Wataro Nelson Ogawa
Joel Moisés Silva Pinho
Marcus Geraldo Sobreira Peixoto
Após a posse, foi realizada a primeira reunião da nova diretoria, para planejar as ações e calendários para 2026. Ainda que em final de ano, já foi agendada uma reunião para a próxima quarta-feira (17/12) com a Reitoria, às 9 horas, no Campus I da Unirg, com expectativa de que seja agendada também reunião com o presidente da Fundação Unirg e com a prefeita Josi Nunes, para apresentação dos eleitos e iniciar um canal direto de diálogo para a condução das pautas da Apug.

FocoTocantinense Noticias do Estado do Tocantins