Representantes do Comitê de Cultura no Tocantins prestigiaram na tarde desta terça-feira, 19, a solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão para 30 profissionais da cidade de Gurupi.
O evento aconteceu na sede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), localizada nas dependências do Mercado Municipal e foi realizado em alusão ao Dia Nacional do Artesão.
A entrega da carteira foi uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi e o Ministério da Cultura.
Benefícios
O documento garante diversos benefícios à categoria, como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a oficinas e cursos de qualificação, além da isenção do ICMS na comercialização de produtos. A carteirinha também permite a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (e-NFA) e possibilita que o artesão contribua como autônomo para fins previdenciários.
A coordenadora regional do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da Associação Gurupiense dos Artesãos, Maria do Socorro, recebeu sua carteirinha e destacou a importância desse reconhecimento. “Agora a gente pode participar de todos os eventos nacionais, representar a nossa cidade. Tudo isso é graças ao empenho da gestão municipal e de seus parceiros, que sempre estiveram ao nosso lado”, concluiu.
Colaboração
O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira por meio da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) da qual é presidente, em parceria com a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas organizações estão unidas por um termo de colaboração, com duração de dois anos, firmado com o Ministério da Cultura (MinC). Juntas, elas trabalham para implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) em diversas regiões do Estado.

Artesã atuante, Maria do Socorro exibe com orgulha sua Carteira de Artesã.

Cerca de 30 profissionais da cidade de Gurupi receberam a Carteira Nacional do Artesão.

A equipe do Comitê de Cultura em Gurupi apoiou o acontecimento

O documento é válido em todo Território Nacional.