Breaking News

A alquimia poética de Frei Luiz Pinheiro Sampaio

Por Zacarias Martins

Pela  Editora  da PUC  de Goiás, o Frei Luiz Pinheiro Sampaio, que durante certo tempo morou em Caseara, aqui no Tocantins,  e hoje se encontra em Goiânia (GO), lançou  o livro Poesia do Agreste, com uma seleção especial de poesias, resultado de percepções sensíveis e que valem a pena serem lidas.

Linguagem leve

Ele diz que essa obra ganhou corpo no terreno fértil do poeta e que oferece conteúdo maduro nas imagens em linguagem leve, com expressões sensíveis e valentes, alentadoras e humoradas. “No livro procuro abordar os aspectos relativos às inquietações subjacentes ao jeito de  sermos, de vivermos de sentimentos e de pensamentos”, esclarece o autor.

A poesia de Frei Luiz Pinheiro  Sampaio é multiforme e irisada, sempre escrita com sentimento, pois  sem sentimento, um texto que se pretenda a ser poesia, na verdade, não passará de mero amontoado de palavras que  nada nos dizem. Entretanto, aos lermos  a produção  poética  desse  religioso poeta (ou vice-versa), lembramo-nos  do festejado trovólogo Eno Teodoro Wanke, que certa vez escreveu: — “O poeta é um ser incomum, transformando palavras comuns em magias verbais”. E  em tal façanha, Frei Luiz é mestre.

Produção literária

Além de Poesia do Agreste,  FreiLuiz Pinheiro Sampaio tem publicado Poesia de  Resiliência (2014), Poesia de Insurgências (2016), Poesia de Convergências (2017),  Horizontes Franciscanos – Janelas para um mundo novo (2019) e Poesias de Acontecências (2019), todos publicados pela Editora da PUC de Goiás.

About Iran Franca

Check Also

Prefeito eleito Eduardo Siqueira apresenta projetos prioritários para Palmas ao Ministro Alexandre Padilha

Ainda no início da noite desta quarta-feira, 13, o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *