O Dirigente Municipal de Educação de Tocantínia e Delegado da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Tocantins, o professor André Goveia, esteve em Brasília nos dias 23 e 24 de outubro participando da Oficina do Palno de Ações Articuladas (PAR 5), promovida pelo Ministério da Educação, sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica.
Na oportunidade o dirigente representou a seccional da Undime Tocantins e partilhou os desafios, avanços e contribuições para a nova fase do Plano de Ações Articuladas uma vez que o encontro tratava da construção do novo PAR que teve a participação de membros da Undime de diversas seccionais como também do Consed.
O Dirigente André Goveia apresentou as dificuldades encontradas pelos municípios nas edições anteriores e propostas de melhorias que são apontadas pelos dirigentes de cada município.
Professor André Goveia, Delegado da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Tocantins.
Mudanças
Dentre as mudanças propostas para o novo ciclo do PAR estão o retorno da credibilidade das redes de ensino com o sistema; reverter o caráter regressivo da assistência financeira; fomentar novas possibilidades de colaboração federativa para a promoção da equidade e inclusão educacional, além da superação das desigualdades de capacidades institucionais das redes.
O processo de elaboração do PAR 5 irá passar pelo levantamento de problemas atuais e alinhamento de expectativas, elaboração de mapa estratégico do PAR 5, revisão dos processos e redesenho conceitual e desenvolvimento do sistema.
Já em relação ao fluxo geral, o novo PAR terá a etapa de planejamento, etapa de diagnóstico, etapa de planejamento, etapa de execução e prestação de contas.
Oportunidade significativa
Para o dirigente André Goveia a oficina do PAR 5 promovida pelo MEC foi uma oportunidade significativa, sobretudo, para os dirigentes municipais se aproximarem da equipe de gestão do sistema no MEC, apresentar os desafios na sua originalidade, principalmente, aqueles problemas que afetam os municípios quanto ao desenvolvimento da educação, de forma especial, a infraestrutura e apoio técnico.
“Ao fim do encontro pudemos perceber que a equipe do MEC está comprometida em tornar o PAR 5 ainda melhor desburocratizando e apoiando os municípios no planejamento da qualidade educativa com assistência técnica de qualidade”, explicou André Goveia.